Beto Silva

A dez dias do fim do prazo, mais de 28 mil ainda não entregaram declaração de IR em Americana

Consulta ao pagamento do primeiro lote de restituição já pode ser feita no site gov.br/receita. No dia 31 de maio, começa o pagamento a parte dos contribuintes que entregaram os documentos até o dia 10 maio

A contagem regressiva para o fim do prazo de entrega da Declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2024 está gerando uma corrida contra o tempo para muitos contribuintes na região. A menos de dez dias do encerramento estabelecido pela Receita Federal, 28.943 mil contribuintes de Americana ainda não prestaram contas com o leão. 

Esse número representa aproximadamente 33% do total de documentos esperados pela Receita Federal. 

Com o prazo final se aproximando e sem previsão de prorrogação por parte da Receita Federal, especialistas alertam para a importância de não deixar a entrega da declaração para a última hora. Além de evitar possíveis penalidades, a antecipação possibilita uma análise mais cuidadosa das informações prestadas, minimizando erros e inconsistências.

Os contribuintes que ainda não realizaram a declaração devem se apressar para evitar transtornos e prejuízos financeiros. Vale ressaltar que o prazo se encerra no próximo dia 31, e deixar para a última hora pode resultar em dificuldades técnicas nos sistemas online da Receita Federal, devido à sobrecarga causada pelo grande volume de acessos próximos ao fim do prazo.

Portanto, para aqueles que ainda não prestaram contas com o leão, é hora de agir e garantir que todas as informações fiscais estejam em conformidade com as exigências legais. Não deixe para a última hora e evite dores de cabeça futuras.

De acordo com a Receita, quem estiver obrigado a declarar e não fizer isso no prazo previsto poderá ter seu CPF classificado como irregular.  Nessa situação o contribuinte poderá ter problemas com bancos, obtenção de empréstimo, participação em programas sociais do governo, concurso público, emissão de passaporte e para resolver essa situação do CPF irregular ele terá que apresentar a declaração em atraso que terá multa.  A multa por atraso será de 1% ao mês, do imposto devido, sendo o mínimo de R$165,74.  Ou seja, quanto mais rápido entregar, menor pode ser a multa.

Restituição

De acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal, a restituição do imposto de renda para este ano começa já no último dia para entrega da declaração. A consulta ao pagamento do primeiro lote de restituição já pode ser feita no site gov.br/receitafederal. No dia 31 de maio, começa o pagamento a parte dos contribuintes que entregaram os documentos até o dia 10 maio. A Receita destaca, no entanto, que o cumprimento do prazo não é garantia de recebimento já no primeiro lote.  

Têm prioridade idosos, pessoas com deficiência, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição do imposto de renda por meio de PIX. 

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

17 jul 2025

No dia 18 de agosto, às 18h30, o Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana (SP), será palco de uma conversa

Cidades

17 jul 2025

A Prefeitura de Nova Odessa iniciou a revitalização da antiga Estação Ferroviária, um dos principais marcos históricos e culturais do

Cidades

17 jul 2025

A configuração viária de Hortolândia continua a se expandir. A Prefeitura segue firme com a obra da PI (passagem inferior)

Cidades

17 jul 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está oferecendo gratuitamente à população o grupo de meditação

Cidades

16 jul 2025

A piscina aquecida do Centro de Convivência da Melhor Idade do Remanso Campineiro será entregue em evento realizado nesta sexta-feira

Cidades

15 jul 2025

A Prefeitura de Nova Odessa celebra o início das obras de duplicação da passagem inferior conhecida como “Viaduto do Pezão”

Anunciar ou recomendar matéria