A contagem regressiva para o fim do prazo de entrega da Declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2024 está gerando uma corrida contra o tempo para muitos contribuintes na região. A menos de dez dias do encerramento estabelecido pela Receita Federal, 28.943 mil contribuintes de Americana ainda não prestaram contas com o leão.
Esse número representa aproximadamente 33% do total de documentos esperados pela Receita Federal.
Com o prazo final se aproximando e sem previsão de prorrogação por parte da Receita Federal, especialistas alertam para a importância de não deixar a entrega da declaração para a última hora. Além de evitar possíveis penalidades, a antecipação possibilita uma análise mais cuidadosa das informações prestadas, minimizando erros e inconsistências.
Os contribuintes que ainda não realizaram a declaração devem se apressar para evitar transtornos e prejuízos financeiros. Vale ressaltar que o prazo se encerra no próximo dia 31, e deixar para a última hora pode resultar em dificuldades técnicas nos sistemas online da Receita Federal, devido à sobrecarga causada pelo grande volume de acessos próximos ao fim do prazo.
Portanto, para aqueles que ainda não prestaram contas com o leão, é hora de agir e garantir que todas as informações fiscais estejam em conformidade com as exigências legais. Não deixe para a última hora e evite dores de cabeça futuras.
De acordo com a Receita, quem estiver obrigado a declarar e não fizer isso no prazo previsto poderá ter seu CPF classificado como irregular. Nessa situação o contribuinte poderá ter problemas com bancos, obtenção de empréstimo, participação em programas sociais do governo, concurso público, emissão de passaporte e para resolver essa situação do CPF irregular ele terá que apresentar a declaração em atraso que terá multa. A multa por atraso será de 1% ao mês, do imposto devido, sendo o mínimo de R$165,74. Ou seja, quanto mais rápido entregar, menor pode ser a multa.
Restituição
De acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal, a restituição do imposto de renda para este ano começa já no último dia para entrega da declaração. A consulta ao pagamento do primeiro lote de restituição já pode ser feita no site gov.br/receitafederal. No dia 31 de maio, começa o pagamento a parte dos contribuintes que entregaram os documentos até o dia 10 maio. A Receita destaca, no entanto, que o cumprimento do prazo não é garantia de recebimento já no primeiro lote.
Têm prioridade idosos, pessoas com deficiência, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição do imposto de renda por meio de PIX.