Redação Jornal Americanense

Americana entrega 7.500 kits de leitura para crianças do ensino infantil e fundamental

O acervo contempla um conjunto de obras escolhidas que privilegia textos desafiadores, com temas diversificados e autores e ilustradores renomados

A Secretaria de Educação iniciou, semana passada, a entrega de 7.500 kits pedagógicos de leitura nas escolas de educação infantil e ensino fundamental.

O kit Planeta Leitura é destinado a todos os alunos de pré-escola e aos estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino fundamental e é composto por oito livros, oito fichas de leitura e um livro da família. O objetivo é formar leitores competentes e garantir o acesso à cultura. Além disso, pretende-se valorizar a literatura na escola, uma vez que para muitas crianças a escola é o único local em que terão acesso à literatura.

O acervo contempla um conjunto de obras escolhidas que privilegia textos desafiadores, com temas diversificados e autores e ilustradores renomados. A Coleção Planeta Leitura está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê a apropriação de habilidades ligadas à escuta, compreensão e reconto de narrativas,  à percepção da função social da escrita e ao reconhecimento da leitura como fonte de prazer e informação. 

“A Secretaria de Educação está investindo no acesso aos livros de literatura, principalmente na fase de alfabetização, que é quando formamos os nossos leitores”, explicou o secretário Vinicius Ghizini.

Compõe o kit, ainda, ações formativas de capacitação pedagógica para professores, pedagogos e gestores das escolas e a realização de eventos literários no município.  A coleção será integrada ao Plano de Ensino dos Professores e ao Plano de Recomposição das Aprendizagens a ser desenvolvido este ano.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

16 maio 2025

Uma das atrações da Festa de Aniversário de 120 Anos de Nova Odessa, marcada para os próximos dias 23, 24

Cidades

16 maio 2025

A 12ª edição da Feira Pet de Americana acontece neste domingo (18), das 9h às 14h, no Centro de Cultura

Cidades

16 maio 2025

A Suzano inaugurou oficialmente seu novo Centro de Distribuição (CD), em Americana (SP), nesta terça-feira (13). Com um investimento de

Cidades

15 maio 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv), vai interditar nesta sexta-feira (16), a

Cidades

15 maio 2025

O Senac Americana promove a 5ª edição da mostra Senac Decor, que estará aberta para visitação gratuita do público de

Cidades

15 maio 2025

O Sebrae-SP vai levar empresários do segmento de alimentação fora do lar na região de Piracicaba para visitar a maior

Anunciar ou recomendar matéria