Redação Jornal Americanense

Americana lança carteirinha de identificação do autista para direitos básicos e essenciais

A solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista pode ser feita a partir de segunda-feira (4), por meio do 1Doc, no site da Prefeitura de Americana.

A Prefeitura de Americana vai emitir a carteira de identificação da pessoa com espectro autista, de acordo com a Lei federal n. 13.977/20, batizada de Lei Romeo Mion.

O documento, a Ciptea – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, dá acesso a direitos básicos e essenciais. O prefeito Chico Sardelli fez a entrega de três carteirinhas nesta sexta-feira (1), ato em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

De acordo com o secretário adjunto da Utransv – Unidade de Transportes e Sistema Viário, Pedro Peol, que participou da entrega, a solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista pode ser feita a partir de segunda-feira (4), por meio do 1Doc, no site da Prefeitura de Americana.

“Hoje concretizamos uma ação importante para Americana, que assegura os direitos do autista. O documento deve ser apresentado para garantir atendimento preferencial e acesso aos serviços em diversas áreas”, disse Peol.

“Fico feliz em entregar as carteirinhas aos pais e familiares para assegurar os direitos de seus filhos autistas, melhorando a qualidade de vida de toda a família. Sabemos das dificuldades enfrentadas e nosso trabalho, do vice Odir Demarchi e de toda a Administração Municipal, é lutar para atender os anseios da população. Estamos fazendo nossa parte, contribuindo com ações para melhorar a vida das pessoas. Vamos contratar monitores e auxiliares para dar suporte aos alunos nas escolas. Estamos sensíveis às questões e nos colocamos à disposição para colaborar, buscando soluções e alternativas para o desenvolvimento de ações e projetos que atendam às necessidades e os direitos dos autistas e de suas famílias”, disse o prefeito Chico Sardelli.

O vereador Leco Soares, que em novembro de 2021 apresentou o projeto arquitetônico de uma clínica-escola para autistas a ser construída no Parque Novo Mundo, participou da entrega das carteirinhas e ressaltou a importância da ação em Americana. “É uma ação muito importante que está sendo implantada em Americana pelo prefeito Chico Sardelli, vice Odir e toda a sua equipe. Uma luta nossa junto às famílias das pessoas com o transtorno do espectro autista. Também estamos em busca da clínica-escola e contamos com todo o apoio da Administração Municipal para a realização de mais esta conquista para americana”, disse Leco.

O vice-prefeito Odir Demarchi, reforçou o compromisso da Administração para atender as demandas das famílias. “Eu, o prefeito Chico e toda a Administração não vamos medir esforços para buscar o atendimento das demandas das famílias. Nas escolas, já estamos providenciando as melhorias, o acompanhamento dos alunos autistas e a inclusão de todos”, disse Odir.

A Lei Romeo Mion alterou a Lei Berenice Piana (12.764, 2012), que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A nova lei, cria a Ciptea para assegurar aos autistas atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Receberam as carteirinhas nesta sexta-feira Maria Ap. da Silva (mãe de Bruno), Vladimir Bueno (pai de Victor) e Tatiana F. B. Pascon (mãe de Leonardo).“É muito importante para nós, pais e familiares, este ato por parte do prefeito Chico Sardelli, do vice Odir, do vereador Leco, do Peol, de todos que colaboraram, porque todos poderão contar com a carteira de identificação, que contém os dados dos nossos filhos e vai facilitar muitas questões. Buscamos isso há muito tempo e agora todos terão acesso”, disse Maria.

Vladimir e Tatiana também agradeceram a ação e a atenção para seus filhos. “Às vezes as pessoas não entendem muito bem as questões enfrentadas pelos familiares dos autistas no atendimento de suas necessidades e direitos, numa fila de banco, por exemplo, supermercado, hospital. Então é importante agora que as famílias tenham esta carteirinha em Americana e apresentem o documento comprovando o espectro autista e o acesso aos direitos”, disse Vladimir.

Também participaram da entrega das carteirinhas a responsável pelo Setor de Cartões, Edilene Bertelli, o analista de sistemas, Vilson Moreno, o secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Allisson Roberto, entre outros convidados.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

28 mar 2024

Um homem abaixou as calças e mostrou o bumbum ao passar por um radar, em Campinas. A cena ocorreu no

Cidades

28 mar 2024

O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, pela prática dos

Cidades

28 mar 2024

Pela segunda vez, o Governo Federal vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas

Cidades

27 mar 2024

As crianças de Sumaré receberam nesta semana Ovos de Páscoa personalizados, por meio da uma parceria do Fundo Social de

Cidades

27 mar 2024

A Autoban prevê fluxo de 470 mil veículos no sistema Anhanguera-Bandeirantes durante a Operação Páscoa, entre saída e chegada à

Cidades

27 mar 2024

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), lançou nesta terça-feira (26) o Ganha Tempo Digital, um site que vai trazer