Americana recebeu o secretário de Educação de Sobral (CE), Herbert Lima Vasconcelos, professor doutor da Universidade Federal do Ceará, e o professor doutor Éliton Meireles de Moura, diretor pedagógico da Amadotec, para a palestra “Educação Maker no Ensino Público”, apresentada aos educadores da Educação Básica, na noite desta segunda-feira (22), no Teatro Municipal Lulu Benencase.
Eles foram recepcionados à tarde pelo secretário de Educação, Vinicius Ghizini, quando firmaram parceria para a troca de experiências pedagógicas bem sucedidas entre os municípios. Sobral é referência na implantação de Educação Maker no Ensino Público e, em Americana, a Administração Chico Sardelli investe nas Salas Maker Criar e Aprender, onde os alunos do Ensino Fundamental terão aulas com computadores, impressoras 3d, plotter de corte e kits de robótica educacional, entre outros itens, para aprender fazendo.
Antes da palestra, os presentes acompanharam uma fala do prefeito Chico Sardelli, apresentada em vídeo. “Com certeza, essa palestra vai enriquecer o currículo dos profissionais da Educação. Minha gratidão a todos, pelo trabalho prestado às nossas crianças. Admiro vocês, parabéns!”.
Em seu discurso, o secretário Ghizini ressaltou o empenho do prefeito sobre o tema: “Desde o início o prefeito Chico Sardelli sempre pediu que Americana voltasse a adotar projetos que se tornassem políticas públicas consolidadas para a qualidade da educação e é o que estamos fazendo com diversas ações, incluindo a criação da Sala Maker. Sobral tem uma experiência exemplar e temos muito a aprender, mas tenho certeza de que temos muito também a ensinar com nossas iniciativas de excelência”, discursou Ghizini.
O secretário da Educação de Sobral é servidor público federal concursado no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física, mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada à educação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem em Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui pós-doutorado em educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolvendo estudo em formação de professores e gestores com tecnologias digitais, cultura maker e efetividade do ensino e da aprendizagem.
Já Moura ocupa o cargo de diretor pedagógico da Amadotec e é pesquisador convidado do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) no Teachers College – Columbia University em Nova York. É Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Stanford, onde atuou como Visiting Student Researcher na Graduate School of Education, para o ano acadêmico de 2017-18. Licenciado em Matemática, possui ainda Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa de Conhecimentos e Práticas Educacionais, ambas pela Universidade Federal de Uberlândia.