Americana resgata dignidade da pessoa idosa com moradia e acolhimento

Americana resgata dignidade da pessoa idosa com moradia e acolhimento

Um teto para morar e o acolhimento para se reestruturar emocionalmente foram fatores fundamentais para que Edirce Janaína Lopes de Souza, de 61 anos, tivesse a oportunidade de refazer sua vida com dignidade. Ela foi a primeira moradora e está residindo há dois meses no Residencial Vida Longa, administrado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Janaína, como gosta de ser chamada, faz parte do grupo de 12 pessoas que já estão sendo atendidas pelo Serviço de Acolhimento em República para Pessoas Idosas. A unidade foi construída em terreno cedido pela Prefeitura, na Rua Lúcio Alves, no bairro Jaguari, e está vinculada ao programa estadual Vida Longa. A entrega do espaço foi feita pelo prefeito Chico Sardelli em dezembro de 2024.

“Queria ter um lugar só meu, para me sentir mais protegida, pois não tive a oportunidade de ter uma vida melhor, apesar de meus esforços. Um dia, após passar um tempo num abrigo para pessoas em situação de rua, pedi para a assistente social me ajudar e orientar sobre um local mais adequado para mim. Fui incluída no Vida Longa. Foi um empurrão de Deus!”, relembra Janaína.

Ela mora na casa número 12, escolhida pela localização, para poder ter acesso ao jardim, onde planta flores. “Amo planta, plantei flores onze-horas, e ajudo a cuidar do jardim. Não tenho palavras para agradecer. Estou feliz! De coração! Me sinto muito em paz aqui. Gostaria que outras pessoas também tivessem esse serviço em suas cidades”, observa Janaína.

O programa Vida Longa é voltado para idosos que vivem sozinhos ou com vínculo familiar fragilizado, que residem há pelo menos dois anos no município, com renda de até dois salários mínimos e autonomia para realizar tarefas diárias.

“O Serviço de Acolhimento faz parte do Plano Municipal de Assistência Social, disponibilizando atendimento à pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social. Os usuários recebem moradia gratuita, assistência e suporte. Oferecemos uma vida com dignidade para que possam ter mais qualidade de vida, uma prioridade da gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi”, diz a secretária da SASDH, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

Os moradores são assistidos por uma equipe multidisciplinar composta por coordenador, técnicos, auxiliares de cuidadores e agente administrativo.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

8 abr 2026

A Educação de Americana foi novamente premiada, desta vez no Seminário de Boas Práticas Pedagógicas “Resultados que Transformam”, entregue na

Cidades

7 abr 2026

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana realiza, nesta terça-feira (7), a interdição de trecho da Avenida Paschoal

Cidades

31 mar 2026

Estrutura com capacidade para 2,1 milhões de litros eleva reservação para 3,7 milhões e beneficia cerca de 20 mil moradores

Cidades

31 mar 2026

A Secretaria de Educação de Americana está com 25 vagas de estágio em Pedagogia. As oportunidades são para estudantes matriculados

Cidades

30 mar 2026

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho já tem destino certo: a Faculdade de Americana promove,

Cidades

29 mar 2026

amiliares, amigos e moradores realizaram caminhada do local do acidente até o Fórum e cobraram mudança na tipificação do crime

Anunciar ou recomendar matéria