Haverá também a presença de ventos com intensidade predominantemente fraca a moderada, mas alguns períodos de intensidade moderada a forte são esperados
A região teve um domingo de céu nublado a encoberto, inclusive com episódio de chuvisco fraco e isolado, que não chegou a computar volume nas estações meteorológicas. A partir da noite, as chances de chuva aumentam. Em Campinas, a estação do Cepagri registrou temperaturas entre 15 e 22ºC.
Entre segunda (8) e quarta-feira (10), a convergência de umidade associada a um processo de formação de um sistema de baixa pressão entre o sul do país e SP mantêm as condições de céu nublado a encoberto, com nuvens carregadas e ocorrência de chuva de forma recorrente ou persistente, especialmente na segunda e quarta-feira, quando os maiores acumulados devem ser registrados.
Sob essas condições, as temperaturas ficam amenas e a amplitude térmica fica confinada à uma pequena faixa. Na segunda e terça-feira, as temperaturas ficam entre 16 e 21ºC. Na quarta-feira, os termômetros devem marcar entre 15 e 18ºC, e entre quarta e quinta-feira é esperado um acentuado declínio nas temperaturas.
Na segunda e terça-feira, os ventos sopram com intensidade predominantemente fraca a moderada, mas alguns períodos de intensidade moderada a forte são esperados. Na quarta-feira, a aproximação do centro de baixa pressão acarreta em ventos sustentados de intensidade moderada a forte e rajadas da ordem de 40 km/h.
Texto: Cepagri Unicamp
Foto: Renan Magri Jacob