Nesta terça-feira (1) os amantes da astronomia e do espetáculo celeste terão a oportunidade de contemplar a rara e magnífica Superlua do Esturjão. O fenômeno ocorre quando a Lua se encontra em sua fase cheia ou nova e está mais próxima da Terra em sua órbita elíptica, fazendo com que ela pareça maior e mais brilhante no céu.
Chamada de “Superlua do Esturjão”, o evento astronômico promete encantar observadores de todo o mundo. O momento em que a Lua nascerá no horizonte está previsto para cerca de 17h30, permitindo que os céus noturnos sejam iluminados por esse espetáculo natural.
Uma particularidade intrigante deste fenômeno é que, durante o período da Superlua, é possível avistar tanto o Sol quanto a Lua no céu simultaneamente. No leste, a lua estará majestosamente surgindo no horizonte, enquanto, no oeste, o Sol se despede ao se pôr, proporcionando uma paisagem de tirar o fôlego.
Os astrônomos e entusiastas da natureza destacam que o melhor momento para apreciar a grandiosidade da Superlua é durante a primeira hora após o seu nascimento. Nesse período, a Lua estará próxima do horizonte, o que cria um efeito visual ainda mais deslumbrante, dando a impressão de que ela está ainda maior do que em outras ocasiões.