Com recursos de emendas, Prefeitura de Nova Odessa adquire mais quatro veículos para a Saúde Municipal

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) e seu vice Alessandro Miranda (o Mineirinho) entregam na última terça-feira (25) as chaves de quatro novos veículos leves zero quilômetro parar reforçar a frota da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa. São três modelos Fiat Mobi e uma Fia Fiorino com baú refrigerado, todos modelo 2025. O investimento total na compra dos carros foi de R$ 360.400,00.

Somente na Fiat Fiorino Endurance 1.4, o investimento foi de R$ 142.900,00. Neste caso, foram utilizados recursos de uma emenda impositiva ao Orçamento do Município de 2024 de autoria do então vereador Wagner Fausto Moraes, destinada especificamente para a aquisição de um furgão refrigerado para transporte de vacinas entre a Vigilância Epidemiológica e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Por isso, ela tem sistema de refrigeração no compartimento de cargas que pode atingir até -10°C, incluindo compressor, e que utiliza gás ecológico, atendendo a todas as resoluções e legislação que tratam da rede a frio para transporte de imunobiológicos determinadas pela Anvisa e Ministério da Saúde.

Já para a compra dos três Fiat Mobi, a Prefeitura contou com recursos de mais duas emendas ao próprio Orçamento Municipal, também de autoria do ex-vereador Wagner Fausto Moraes, para o “transporte social da Rede Municipal de Saúde”, além de uma emenda ao Orçamento da União do deputado federal Alencar Santana contemplando a Rede de Atenção Básica do Município.

Segundo a secretária de Saúde – e servidora de carreira da Rede – Adriana Welsch, os novos veículos poderão ser utilizados por órgãos da Rede Municipal de Saúde como a Central de Ambulâncias 192 e a Rede de Atenção Básica, para o transporte de pacientes e equipe técnica. Com exceção da Fiorino, que vai usada exclusivamente para o transporte de vacinas, evitando riscos de perdas de doses etc.

“Esses novos veículos são um reforço importante para a frota da Saúde. Na Atenção Básica, por exemplo, eles vão nos auxiliar a ampliarmos as visitas domiciliares. Na Vigilância, vamos usá-los na ampliação da fiscalização sanitária. A Fiorino furgão com baú refrigerado garante a segurança e a qualidade das vacinas, que não podem perder temperatura durante o transporte. Só podemos agradecer ao ex-vereador, ao deputado, ao prefeito e ao vice-prefeito por esta aquisição”, completou Adriana.

Desde 2021, a atual gestão municipal já promoveu uma série de avanços no transporte de pacientes atendidos pela Rede Municipal de Saúde – começando pela própria substituição, em 2022, das ambulâncias antigas e praticamente sucateadas por veículos novos, modernos e completos. Três das cinco ambulâncias “titulares” da frota já foram até substituídas novamente, a segunda vez em 2024.

Também foi reformada e ampliada em 2023 a sede do SAPH (Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar) 192, mais conhecido como a “Central de Ambulâncias” da Rede. O setor recebeu ainda vários veículos coletivos e leves para o transporte de pacientes e equipes, incluindo um novo micro-ônibus, três vans (uma delas adaptada para o transporte de cadeirantes) e duas minivans para 7 passageiros, entre outros.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Economia

21 set 2026

O Sebrae-SP abriu inscrições para levar, gratuitamente, 848 moradores da região de Piracicaba para visitar a Feira do Empreendedor 2026

Cidades

15 set 2026

Como parte do plano de expansão da rede, o Grupo São Vicente inaugura a primeira loja do Supermercados São Vicente

Cidades

13 set 2026

Equipes municipais permanecem mobilizadas diante da previsão de novas precipitações neste domingo e na segunda-feira A Prefeitura de Americana manteve,

Cidades

13 set 2026

Equipes aproveitam a trégua no tempo para remover lama, galhos e desobstruir bocas de lobo; previsão indica possibilidade de novas

Cidades

12 set 2026

Americana registrou acumulado de 54 milímetros de chuva nas últimas sete horas, volume considerado muito elevado para um período tão

Cidades

11 set 2026

Americana ocupa o primeiro lugar entre as cidades da Região do Polo Têxtil e a 39ª posição entre os 5.570

Anunciar ou recomendar matéria