Redação Jornal Americanense

Cidades da RMC suspendem todos os bailes do Carnaval 2022, públicos e privados

O motivo são os atuais surtos de gripe comum (causado pela variante Darwin do vírus Influenza A H3N2) e da Covid-19

Reunidos na última segunda-feira (17/01) em Campinas para a 229ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), os prefeitos da região decidiram, de comum acordo, cancelar todas as festas de Carnaval de 2022. A decisão regional inclui tanto aquelas manifestações culturais e de lazer previstas para espaços e vias públicas (que já haviam sido suspensas pelos prefeitos no final do ano passado), quanto aquelas que aconteceriam em espaços privadas, como clubes, bares, ginásios e etc.

O motivo são os atuais surtos de gripe comum (causado pela variante Darwin do vírus Influenza A H3N2) e da Covid-19 (causado pela variante ômicron do coronavírus Sars Cov 2), que lotam pronto-socorros em toda a região e que já começam a pressionar os percentuais de ocupação de leitos para pacientes respiratórios em algumas cidades.

A reunião no Hotel Meliá foi conduzida pelo presidente do Conselho da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e pelo diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Odair Dias. Também será estudada a emissão de um atestado sanitário online padronizado pelas 20 cidades a pacientes com sintomas gripais.

Para embasar a decisão do Conselho da RMC e ajudar as cidades a lidarem com o rápido crescimento de casos de síndromes respiratórias no início deste ano, especialmente por causa da variante ômicron e do vírus H3N2, a diretora de Planejamento do DRS 7 (Departamento Regional de Saúde de Campinas), Fernanda Vasconcellos, apresentou números com o avanço dos surtos no Estado.

“A média de móvel de casos começou a aumentar em janeiro. Mesmo com o ‘boom’ neste período, esta cepa não é como as anteriores. A OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) recomenda o uso racional de testes”, disse Fernanda.

A diretora explicou que, embora haja aumento de casos por ser uma transmissão mais rápida, os sintomas são mais brandos, principalmente por causa da vacinação. Ela também destacou a importância de as cidades manterem a exigência de medidas sanitárias e continuarem avançando na vacinação contra a Covid-19.

Defesa Civil
Também foi aprovado por unanimidade, pelos prefeitos, o projeto do COE (Centro de Operações em Emergências) da Defesa Civil regional. A iniciativa prevê a criação de 20 salas de coordenação para discussão de políticas públicas voltadas para e redução de riscos de desastres e apoio a situações de crises instaladas nos municípios.

O projeto foi apresentado pelo diretor da Defesa Civil de Campinas e coordenador da Câmara Temática sobre o tema na RMC, Sidnei Furtado, e por Maurício Barone, diretor da Defesa Civil de Vinhedo.

Presidência
Também na segunda, foi definida, por aclamação, a permanência dos atuais presidente e vice do Conselho da RMC – o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, respectivamente – para 2022. “Vamos continuar a trabalhar muito pela região”, disse o presidente Gustavo Reis.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

19 abr 2024

Santa Bárbara está prestes a ganhar um novo centro comercial e gastronômico que promete encantar moradores e visitantes. Nas próximas

Cidades

18 abr 2024

O mistério que envolvia o Americana Mall finalmente chegou ao fim. Depois de muita expectativa, o shopping de Americana tem

Cidades

18 abr 2024

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta quinta-feira (18) a revitalização de mais 10 praças em Americana. Com recursos próprios da

Cidades

18 abr 2024

Maristela Bellini Furlan Vilela, moradora de 44 anos do bairro Residencial Furlan, está desaparecida desde terça (16). Segundo relatos, a

Cidades

17 abr 2024

A rede municipal de ensino de Sumaré passou por uma uma modernização desde 2017, a fim de ofertar um ensino

Cidades

17 abr 2024

Ofertando mais opções de compras e lazer, além de incentivar o trabalhador local, a Prefeitura de Sumaré implantou as feiras