Com nova Estação, Santa Bárbara d’Oeste passa tratar 100% do lodo

A operação da Estação de Tratamento de Lodo – ETL consiste na desidratação desse lodo, no descarte adequado em aterro sanitário específico e em ações de redução de perdas, com reaproveitamento da água que é separada do lodo para as etapas do tratamento e limpezas dos filtros da ETA II, num processo de recirculação dessa água.

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) entregaram oficialmente, nesta terça-feira (10), a nova Estação de Tratamento de Lodo – ETL. A solenidade de entrega foi presidida pelo diretor-superintendente da autarquia, Laerson Andia Júnior, com a presença de secretários municipais, representantes da Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, funcionários e imprensa.

Com investimento na ordem de R$ 4 milhões, com recursos próprio da Autarquia e do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), por meio da Cobrança PCJ Paulista, a nova ETL foi construída com a finalidade de recolher e tratar os resíduos sólidos do processo de tratamento de água na ETA II (Estação de Tratamento de Água), que gera em média cinco toneladas por dia de resíduos sólidos. 

Segundo Andia, com a nova ETL, a qualidade ambiental avança positivamente em Santa Bárbara d’Oeste, que passou a contar com o tratamento de 100% do lodo. “Todos os investimentos realizados pelo Departamento de Água e Esgoto possibilitaram a melhoria do abastecimento e a segurança hídrica para os próximos 50 anos. E segundo as próprias palavras da Agências PCJ, o nosso DAE lidera o ranking dos tomadores de recursos Fehidro que convertem verba destinada em entrega de obras funcionando. O nosso DAE é referência em satisfação de seus munícipes, além de figurarmos entre as cidades que são modelos para qualquer tópico em saneamento básico no Brasil”, discursou o diretor-superintendente.

A operação da Estação de Tratamento de Lodo – ETL consiste na desidratação desse lodo, no descarte adequado em aterro sanitário específico e em ações de redução de perdas, com reaproveitamento da água que é separada do lodo para as etapas do tratamento e limpezas dos filtros da ETA II, num processo de recirculação dessa água.

Inaugurações

Nesta quinta-feira (12) o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste realizará as cerimônias de entrega da reforma da Estação de Tratamento de Água – ETA IV, às 10 horas, localizada na Avenida Isaías Hermínio Romano, 500, no Jardim Souza Queiroz, e dos novos reservatórios de água dos bairros Cidade Nova, Palmeiras e Santa Rosa, às 14 horas, no Reservatório Santa Rosa, na Rua Indaiatuba, 198, no Jardim Santa Rosa I. 

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

22 maio 2026

Votação na Câmara Municipal busca reconhecer oficialmente ação promovida pela APAE em defesa da inclusão e conscientização A Câmara Municipal

Cidades

22 maio 2026

Evento gratuito acontece no Centro de Cultura e Lazer com apresentações musicais, arrecadação solidária e estrutura acessível ao público O

Cidades

22 maio 2026

O Parque Ecológico Municipal de Americana “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana celebrou, neste mês de maio, o nascimento

Cidades

20 maio 2026

Americana está entre as 100 melhores cidades do Brasil para se viver, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) 2026.

Cidades

19 maio 2026

Caso ocorreu no Centro da cidade e terminou na delegacia; empresa afirma que vai colaborar com as investigações Uma funcionária

Cidades

17 maio 2026

Frente fria avança na noite deste domingo (17) e mantém alerta para chuvas fortes, ventos e sensação de frio até

Anunciar ou recomendar matéria