Redação Jornal Americanense

FAM promove evento sobre Epilepsia neste sábado

A FAM (Faculdade de Americana) recebe neste sábado (25), das 9h às 12h, o evento: “Epilepsia – Conectando Pessoas ao Conhecimento”. Com a participação de profissionais da saúde e do direito, o evento conta com 4 palestras sobre diagnósticos, reabilitação, direitos da pessoa com epilepsia e tratamentos, entre outras discussões. O evento é gratuito e aberto ao público e conta com o apoio da Organização PurpleDay Apoie, Mães da Epilepsia e FAM.

Para realizar as inscrições basta acessar o link: www.famportal.com.br/fam/fam/dev/externo/eventos/?pg=Evento&id=151. Alunos FAM devem realizar as inscrições via portal acadêmico.

O evento é promovido por Barbara Luzardi, aluna do nono semestre do curso de Direito da Instituição, que teve seu filho, Giovanni, hoje com 9 anos, diagnosticado aos dois anos com epilepsia. “Neste evento nós abordaremos a conscientização sobre pessoas com epilepsia, suas necessidades e direitos básicos. Esta doença acomete 50 milhões de pessoas no mundo todo. Quem não tem a doença não sabe as dificuldades que as pessoas passam, e que tem quase nem sempre sabe os direitos que ela tem”, comentou Bárbara.

Bárbara e o filho Giovanni

Conheça os temas das palestras e os palestrantes:

TEMA: Do diagnóstico ao tratamento.
PALESTRANTE: Dra. Daniela Bezerra (Neuropediatra)

TEMA: Desafios da reabilitação das pessoas com epilepsia.
PALESTRANTE: Nadégi Guisso (Fisioterapeuta)

TEMA: Quais são os direitos das pessoas com epilepsia.
PALESTRANTE: Dra. Ana Paula Oliveira (advogada previdenciária).

Os organizadores pedem para quem for participar do evento que vá com roupa na cor roxa, que é a cor que simboliza a conscientização sobre a epilepsia.

Durante o evento serão realizados sorteios com o apoio das empresas: Churrascaria Grill Sul Americana, Camila Pieri Stúdio, Emanuelle Maria Ateliê, Lavie Physio, Lojas Pé Quente, Lukafé, Ekim, Flor & Ser, Promaq Papelaria, Fino Sabor, Cynra e MCDonalds.

Epilepisia

Em 26 de março, anualmente, as pessoas ao redor do mundo são convidadas a usar a cor roxa – é um dia de esforço internacional dedicado ao aumento da conscientização sobre a epilepsia.

O Purple Day (Dia Roxo) foi criado em 2008, por Cassidy Megan, uma criança canadense com nove anos de idade na época. Com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS), Cassydi escolheu a cor roxa para representar a epilepsia, por achar que a flor de lavanda, frequentemente associada com a solidão, representava os sentimentos de isolamento que muitas pessoas com epilepsia sentem.

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas relativamente evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise não for tão aparente.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

27 jun 2025

A Prefeitura de Americana, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, apoia a realização da Campanha do

Cidades

27 jun 2025

A Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi” faz uma apresentação especial na próxima terça-feira, 1º de julho, às 19h, na praça

Cidades

26 jun 2025

Um grande número de trabalhadores brasileiros que enfrentam sequelas permanentes após acidentes desconhece que pode solicitar o auxílio-acidente, um benefício

Cidades

26 jun 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, deu início, na noite desta quarta-feira (25), à quarta edição

Cidades

26 jun 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), intensificou os cuidados com a

Cidades

25 jun 2025

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou na tarde desta terça-feira (24) a instalação de uma planta da multinacional chinesa

Anunciar ou recomendar matéria