Hortolândia entregou dois novos veículos, realizada pela Prefeitura ao PADO (Programa de Atendimento Domiciliar), executado pela Secretaria de Saúde. A entrega foi feita na área de estacionamento do Palácio dos Migrantes Paço Municipal Prefeito Ângelo Augusto Perugini, nesta terça-feira (22). O prefeito José Nazareno Zezé Gomes fez a entrega simbólica das chaves dos veículos para os motoristas que atuam no programa.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os veículos são da marca Citröen, modelo C3, com cinco lugares cada um. Os carros serão utilizados para o transporte dos profissionais da equipe multidisciplinar do programa até às residências dos pacientes atendidos. Os carros, identificados com o logo da Prefeitura, já começam a rodar a partir desta terça-feira. A aquisição dos veículos foi feita com recursos oriundos de emenda parlamentar estadual.
Para a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, os novos veículos são uma importante conquista para os pacientes e os profissionais do programa.
“A aquisição desses dois novos veículos são uma conquista significativa para a equipe do PADO. Trazem melhores condições de trabalho aos profissionais, que podem se deslocar com mais tranquilidade até os atendimentos. Para os pacientes, os novos veículos são um ganho importante. Qualificam ainda mais o atendimento e ampliam o acesso deles a esse serviço de saúde oferecido pelo município. Com isso, a Prefeitura fortalece sua política pública de ter um olhar cuidadoso com a população”, salienta a diretora.
O prefeito Zezé Gomes ressaltou que a aquisição e a entrega dos dois novos veículos reforçam o compromisso da Administração Municipal em cuidar das pessoas.
“Hoje, estamos aqui no Paço Municipal para fazer a entrega desses dois novos veículos para o PADO. Isso mostra mais uma vez que uma das prioridades de Hortolândia é cuidar das pessoas. Esses carros serão usados pelas equipes do PADO para atender os pacientes que precisam de um tratamento diferenciado. São as equipes de profissionais médicos e de saúde que vão e entram nas casas para cuidar da população com bastante atenção”, destacou o prefeito.
AMPLIAÇÃO DA EQUIPE DO PADO
Com a aquisição dos dois novos carros, o PADO passa a contar agora com frota de quatro veículos. Em paralelo a isso, o programa tem ampliado sua equipe multidisciplinar. A Secretaria de Saúde contratou mais um profissional de fisioterapia, em março deste ano. De acordo com a diretora Fátima Gomes, a contratação foi feita para atender a demanda de pacientes que necessitam de acompanhamento desse tipo de profissional.
Atualmente, o PADO tem equipe multidisciplinar formada por mais de 20 pessoas, dentre especialistas médicos e profissionais de saúde. Dentre os especialistas estão fisioterapeutas, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e assistente social. A equipe inclui ainda enfermeiras, técnicos de enfermagem, servidores administrativos e motoristas.
PACIENTES DE MAIOR COMPLEXIDADE
A coordenadora e enfermeira do PADO, Marieli de Oliveira Scarpim, ressalta outro avanço importante na atuação profissional da equipe. O programa tem realizado também atendimento e acompanhamento de pacientes com casos de maior nível de complexidade.
“A equipe é dedicada e tem alto nível de conhecimento. Os profissionais que atuam no programa participam constantemente de capacitações, congressos da área de Atendimento Domiciliar, dentre outras atividades de formação. Essa preocupação em se aperfeiçoar frequentemente possibilitam que o PADO consiga atender e fazer o acompanhamento de pacientes cujos casos apresentam um nível maior de complexidade”, destaca a coordenadora.
Dentre os pacientes com maior nível de complexidade atendidos pelo programa estão aqueles que utilizam algum tipo de dispositivo respiratório, como, por exemplo, ventilação mecânica.
PADO
O PADO (Programa de Atendimento Domiciliar) é um programa da Secretaria de Saúde que realiza o atendimento e o acompanhamento domiciliar de pacientes (crianças, adultos e idosos) que utilizam algum tipo de dispositivo, têm dificuldade de locomoção e que vivem acamados em suas residências.
O programa conta com equipe multidisciplinar. De acordo com a Secretaria de Saúde, o serviço atende, em média, 150 pacientes.Em paralelo, o PADO tem realizado ações em parceria com outras Secretarias, como, por exemplo, a de Educação, Ciência e Tecnologia, que possibilitam a inclusão de crianças atendidas pelo programa frequentarem a rede municipal de ensino.