Liberdade em seu próprio espaço muda a rotina de morador do Vida Longa

Liberdade em seu próprio espaço muda a rotina de morador do Vida Longa

Em pouco tempo, o Residencial Vida Longa, em Americana, proporcionou uma mudança na realidade vivida por João Ignácio Roque, de 60 anos. Atendido por outros espaços de acolhimento e instituições de apoio antes da oportunidade de ser beneficiado pelo projeto, entregue pelo prefeito Chico Sardelli em dezembro de 2024, ele define a sensação de liberdade como um diferencial na rotina que lhe foi apresentada desde a chegada ao seu novo lar, localizado no bairro Jaguari.

“A minha realidade mudou. Aquela sensação de liberdade, que não tinha antes, aqui a gente passa a ter. Moro no meu cantinho agora, só de ter o próprio banheiro melhora muito. Muitas pessoas que moram na rua não conseguem mudar, é difícil. E eu achei que não ia dar certo, mas fui um dos primeiros a chegar e aqui estou, mexendo com a horta, sempre fazendo alguma coisinha. Não fico parado, converso com todo mundo”, relata João.

A nova condição proporcionada pela moradia digna também o motiva a se preparar para rever os três filhos. “Meus filhos moram muito longe, faz tempo que a gente não se vê. Estou economizando, já que aqui não pago aluguel. Quem sabe um dia a gente se encontra”, conta o morador do Vida Longa. “O futuro é indefinido, mas tenho fé em Deus. Vou ficar por aqui, que tem uma equipe muito legal, e seguir minha vida”.

O Serviço de Acolhimento em República para Pessoas Idosas, administrado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, oferece moradia, proteção e suporte para pessoas acima de 60 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, com vínculos familiares fragilizados.

Os idosos devem residir há pelo menos dois anos no município, ter renda de até dois salários mínimos e autonomia para realizar tarefas diárias. Para o atendimento, os potenciais moradores são avaliados a partir do acompanhamento realizado pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e encaminhados para o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

A construção do Residencial Vida Longa foi executada pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em área cedida pela Prefeitura de Americana. As obras tiveram o acompanhamento da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

19 jun 2026

A FAM – Faculdade de Americana lança a campanha Cultura e Saber, uma iniciativa que une educação e cultura com

Cidades

19 jun 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), concluiu nesta quinta-feira (18) a instalação

Cidades

19 jun 2026

Os moradores de Americana devem se preparar para mais um fim de semana de temperaturas baixas. Após uma semana marcada

Cidades

18 jun 2026

Quem perdeu o espetáculo astronômico da noite de quarta-feira (17) terá uma nova chance nesta quinta-feira (18). A Lua crescente

Cidades

18 jun 2026

Com a chegada do inverno, que começa oficialmente neste domingo (21), a rotina no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida

Cidades

17 jun 2026

Depois de uma semana marcada por manhãs geladas e muita neblina em várias cidades do interior paulista, uma nova frente

Anunciar ou recomendar matéria