Neste sábado (24), Nova Odessa comemora seus 120 anos de história. Para marcar a data, o JA entrevistou o prefeito Cláudio José Schooder, o “Leitinho”, e o vice-prefeito Alessandro Miranda, o “Mineirinho”. Eles fizeram um balanço das principais conquistas do município nos últimos anos e destacaram os desafios que ainda estão no caminho para garantir mais qualidade de vida à população e desenvolvimento sustentável para a cidade.
Entrevista com Cláudio José Schooder, o “Leitinho”, prefeito de Nova Odessa
Nova Odessa completa 120 anos com uma história rica e cheia de conquistas. O que você mais destaca na trajetória do município?
O maior patrimônio de Nova Odessa, além da nossa linda história, é nossa população. Nosso povo tem algo diferente, acho que é a alegria e o orgulho de ajudar a construir uma cidade que é uma das melhores do Brasil para morar e trabalhar. Nova Odessa aparece hoje no topo de todos aqueles estudos e rankings que mostram as cidades mais desenvolvidas e melhores para viver, e isso nos enche de orgulho.
A cidade tem crescido bastante. Como você e sua equipe têm se preparado para acompanhar esse desenvolvimento de forma organizada?
Em primeiro lugar, a gente acorda e trabalha todos os dias para manter nossa cidade organizada, limpa, feliz. Eu, meu vice-prefeito Mineirinho, meus secretários, assessores e principalmente nossos funcionários. Temos uma equipe de quase 2.000 servidores públicos que fazem sempre o seu melhor pela população de Nova Odessa.
A saúde é sempre uma prioridade para a população. Que melhorias ou iniciativas recentes você destacaria nessa área?
Fizemos muitos nos primeiros quatro anos da nossa gestão, mas sabemos que sempre temos muito para fazer ainda. Ainda mais na Saúde, que é uma prioridade de todo prefeito. Reformamos o Hospital, criamos o CRI (Centro de Referência de Infectologia), o CRESAM (Centro de Saúde da Mulher), reformamos a Central de Ambulâncias, construímos a UTI Municipal, que era nosso compromisso número 1. Construímos o Bem-Estar Animal. Agora, vamos construir três novas unidades de Saúde, inclusive a UBS do Jardim dos Lagos, que será a maior da cidade. Vamos continuar informatizando a Rede, trazendo segurança para pacientes e equipe. E nossa promessa é viabilizar a construção de um novo Pronto-Socorro ou Hospital Municipal a médio prazo, já estamos buscando recursos para isso.
Em relação à infraestrutura urbana, há novidades ou projetos em andamento que os moradores podem esperar com entusiasmo?
Estamos adiantados na viabilização do desassoreamento dos trechos críticos do Ribeirão Quilombo. Vamos entregar mês que vem a nova Central de Reciclagem da Coopersonhos e a revitalização do Bosque Manoel Jorge. Queremos fazer ainda esse ano a pavimentação das avenidas Brasil e Eduardo Karklis e da ligação com Sumaré pela Avenida São Gonçalo. E estamos finalizando o convênio com a Defesa Civil do Estado para a construção da nova ponte na Avenida Ampelio Gazzetta. E temos mais alguns problemas para resolver, principalmente no sistema viário.
A educação é um dos pilares de qualquer cidade. Que avanços você acredita que contribuíram para a qualidade do ensino municipal?
Modernizamos nossa Rede Municipal de Educação com lousas digitais, aplicativo próprio, tablets, internet em todas as salas de aula e sistema de apostilas. Demos uniformes gratuitos para as crianças em 2023 e 2024, e vamos retomar esse programa assim que tivermos recursos. Mas o principal é o apoio da nossa gestão aos profissionais da Educação, desde as EDIs até os professores. E a Educação Municipal correspondeu, ganhando o “Selo Ouro” do MEC em alfabetização na idade certa, o que nos enche de orgulho.
O incentivo à economia local tem sido pauta constante. Como o município tem buscado atrair investimentos e apoiar os empreendedores?
Você sabe que o emprego é o melhor programa social que existe? Desde 2021, com a nossa política de desenvolvimento econômico e atração de empresas, nossa Economia já são 4.100 empregos criados. Tivemos uma série de ações que contribuíram. Modernizamos a “Lei Municipal de Incentivo” (o ProdeNO), criamos o CRET (Centro de Referência do Empreendedor e do Trabalhador), trouxemos o tão sonhado Poupatempo, fizemos os Feirões do Emprego, criamos as novas Feiras Noturnas do Santa Rita e do Santa Luiza/ Triunfo), inauguramos Projeto Cozinhalimento, fizemos o Novatec (Programa de Orientação Profissional para formandos do Ensino Médio da Rede Pública), as Feiras do Carro Usado e o “Nova Odessa +Barato: Outlet Municipal”. Trouxemos o Corpo de Bombeiros e construímos o Novo CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional e Oficina de Costura e Fraldas). Tudo isso contribui.
Neste marco histórico, o que você espera deixar como legado para as próximas gerações de novaodessenses?
Primeiro quero agradecer pela confiança da população de Nova Odessa, que confiou em mim e no Mineirinho e nos reconduziu para mais 4 anos de mandato. Fizemos muito no primeiro mandato, mas sabemos que temos muito a fazer ainda. Tivemos um final de 2024 e um início de 2025 muito difícil, principalmente por conta dos milhões de reais em precatórios deixados pela gestão anterior que tivemos que pagar. Foram mais de R$ 37 milhões em precatórios entre 2021 e 2024, o equivalente a mais de um mês do nosso orçamento. Estamos trabalhando para normalizar essa situação financeira para podermos inovar e fazer ainda mais pela nossa gente. O que nunca nos faltou nem vai faltar e amor pela nossa cidade, pelo nosso povo, coragem de corrigir os rumos quando necessário e vontade de trabalhar e fazer o melhor sempre.
Entrevista com o vice-prefeito de Nova Odessa, Alessandro Miranda, o “Mineirinho”
Ao lado do prefeito, você tem acompanhado de perto os projetos da cidade. O que você destaca nesse trabalho?
Nova Odessa cresceu muito nos últimos quatro anos. E não posso deixar de destacar a tão sonhada UTI Municipal, que vem salvando a vida de milhares de pessoas desde que foi inaugurada. A gestão Leitinho e Mineirinho construiu um prédio do zero e mobiliou com tudo o que é mais moderno na área da saúde, pensando sempre no bem-estar de todos os pacientes que iram ser atendidos ali. O Parque Municipal das Crianças é maravilhoso também. Quantas crianças e quantos sorrisos diferentes já passaram por ali. É uma realização pessoal minha e do Leitinho, de presente para todas as crianças da cidade. Elas adoram as quadras, a fonte, a casa na árvore e tudo o que acontece lá.
Como tem sido sua atuação no dia a dia da administração municipal e em quais áreas você tem contribuído mais diretamente?
Eu participo ativamente das ações da Prefeitura junto ao prefeito Leitinho. Somos grandes amigos e parceiros de trabalho e estamos trabalhando cada vez mais para uma Nova Odessa ainda melhor. Gestão, Finanças e Desenvolvimento Econômico são as áreas que mais atuo. Como por exemplo, ter contato com empresários para trazerem suas empresas para Nova Odessa, gerando assim mais empregos e mais desenvolvimento econômico para a cidade.
Nova Odessa tem uma forte ligação com o meio ambiente. Quais iniciativas recentes têm reforçado esse cuidado com a sustentabilidade?
Nossa cidade é considerada o “Paraíso do Verde” , devido a grande quantidade de arborização na zona urbana. É um título que foi nos concebido em lei. E ainda temos o Jardim Botânico Plantarum, que possui mais de seis mil espécies de plantas. A sustentabilidade é o ponto chave, pois seguimos o Plano Diretor Sustentável da cidade, que promove o equilíbrio entre o meio ambiente, habitação, mobilidade, saneamento e inclusão social. Não posso deixar de citar a Coden Ambiental, que possui a melhor nota com base em todos os testes. Além disso, a Coden promove em nossa cidade a compostagem de logo de esgoto e transforma resíduos em fertilizantes orgânicos, além de desenvolver ações de educação ambiental com a comunidade.
A participação da comunidade é sempre bem-vinda. Como a gestão tem buscado ouvir e envolver os moradores nas decisões?
Nosso gabinete está sempre de portas abertas para receber a população. Seja comigo ou com o Leitinho, nossos munícipes serão sempre ouvidos, seja com elogios ou com críticas construtivas para fazer de Nova Odessa uma cidade ainda melhor para todos!
Pensando no futuro, que áreas você acredita que merecem ainda mais atenção para continuar avançando?
Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Segurança. Eu sou empresário de formação e busco sempre querer melhorar a nossa cidade, tanto em questão de trazer mais empresas para gerar mais empregos e cuidar sempre da segurança da cidade. Nova Odessa é a terceira cidade mais segura do estado de São Paulo, sempre sem perder a essência de ser uma cidade considerada o “Paraíso do Verde” localizada no coração da RMC. Não posso deixar de citar também o Fundo Social de Solidariedade, onde minha irmã Rose Miranda é presidente. Os idosos são muito carinhosos comigo e com o Leitinho. Nós temos que cuidar daqueles que já cuidaram da gente um dia. Eles são o meu xodó e me sinto totalmente realizado a cada vez que vou ao Espaço Melhor Idade.
Quais programas sociais você destaca na atual administração?
Nova Odessa está virando um grande centro econômico. Ela está localizada perto das principais rodovias e é um ótimo ponto para as empresas. Este ano já recebemos novas empresas na cidade, devido a excelente localização, o que contribui cada vez mais para o desenvolvimento econômico da cidade, gerando mais empregos e centralizando e fortalecendo o comércio local.
Com os 120 anos da cidade, que mensagem você deixaria para os cidadãos e para quem deseja construir um futuro aqui?
Eu fico muito feliz em ser o vice-prefeito da cidade. Eu e o Leitinho somos grandes parceiros e juntos vamos construir uma Nova Odessa ainda melhor para a população. Vamos investir cada vez mais em saúde, educação e cuidar das nossas crianças, dos adultos e também dos animais. São 120 anos de histórias e bons momentos em nossa cidade, e posso garantir que ela nunca esteve tão bem como agora.