Manifestação por justiça emociona Americana neste domingo (29) em homenagem a Lídia e Maria Eduarda

amiliares, amigos e moradores realizaram caminhada do local do acidente até o Fórum e cobraram mudança na tipificação do crime

Imagem: Gustavo Tomazelli

Familiares, amigos e moradores de Americana participaram, neste domingo (29), de uma manifestação marcada por forte comoção em memória das adolescentes Lídia Moraes Aguiar e Maria Eduarda de Souza Almeida, ambas de 15 anos, que morreram após um grave acidente no dia 17 de fevereiro, no bairro Jardim Ipiranga.

A mobilização teve início nas proximidades da empresa Bandini, ponto onde o veículo modelo Vectra colidiu contra um poste. De lá, os participantes seguiram em caminhada até o Fórum da cidade, em um ato simbólico para cobrar justiça e dar visibilidade ao caso que abalou a comunidade.

Durante a homenagem, balões brancos foram soltos e flores foram presas à ponte próxima ao local da colisão, transformando o espaço em um memorial improvisado. Faixas com mensagens de despedida e pedidos por justiça reforçaram o clima de luto, silêncio e reflexão.

As adolescentes eram estudantes da Etec Polivalente de Americana e, segundo pessoas próximas, mantinham uma amizade muito próxima. Elas retornavam de um bloco de Carnaval em Santa Bárbara d’Oeste quando o acidente aconteceu. Maria Eduarda morreu após dar entrada no hospital, enquanto Lídia faleceu no dia seguinte.

O motorista do veículo, de 40 anos, responde em liberdade por homicídio culposo. No entanto, a defesa das famílias contesta a tipificação do crime e busca o enquadramento como dolo eventual, alegando que houve imprudência na condução do carro, fator que teria contribuído diretamente para o desfecho trágico.

Um dos momentos mais emocionantes do ato foi a entrevista concedida por Jéssica Moraes Aguiar, mãe de Lídia e tia de Maria Eduarda. Visivelmente abalada, ela falou sobre a saudade, a dor da perda e a luta da família por respostas. “Não é só por elas. É para que isso não aconteça com outras famílias”, afirmou.

O ato reuniu dezenas de pessoas e reforçou não apenas a memória das jovens, mas também o apelo coletivo por justiça e responsabilidade.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

28 mar 2026

Loja física fecha as portas neste domingo (29); nova administração deve manter a maioria dos colaboradores e realizar novas contratações.

Cidades

28 mar 2026

Ícone de afeto e resiliência, influenciadora digital de Campinas faleceu neste sábado; velório reúne fãs e familiares no Cemitério Flamboyant.

Cidades

28 mar 2026

Levantamento solicitado pelo Jornal Americanense mostra quais setores concentram mais queixas, os motivos mais frequentes e o volume de atendimentos

Cidades

27 mar 2026

Os moradores de Americana podem se preparar para um fim de semana de tempo estável, com predomínio de sol, temperaturas

Cidades

26 mar 2026

Para quem deseja iniciar o ensino superior ainda em 2026, a FAM – Faculdade de Americana abriu, nesta quarta-feira (25),

Cidades

24 mar 2026

Americana participou, nesta segunda-feira (23), da cerimônia de condecoração da 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em

Anunciar ou recomendar matéria