Redação Jornal Americanense

Obras em novos reservatórios podem causar falta de água em bairros de Americana

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana vai executar, a partir de segunda-feira (17), as obras de interligação na rede de abastecimento de água para o Centro de Reservação (CR-5), novo reservatório do Jardim Ipiranga, na Rua Monsenhor Bruno Nardini (em frente à Câmara Municipal). Na quinta-feira (20), será a vez do reservatório do bairro Cidade Jardim (CR-6), na Avenida de Cillo, receber a interligação.

O superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, explicou a importância da próxima etapa da obra para a cidade. “É uma parte bastante importante da obra porque ela vai permitir começar a colocar a água no novo reservatório para iniciar os testes de estanqueidade. É uma fase também em que será feita a interligação do sistema, do reservatório à rede de distribuição. É uma modernização e uma melhoria no sistema de abastecimento, dando garantia de água na torneira para os munícipes”, disse Zappia.

Os serviços no novo CR-5 do Ipiranga serão executados de segunda-feira (17) até quarta-feira (19). Para a execução das obras, a Rua Albino Menegatti será fechada parcialmente e o abastecimento ficará prejudicado, das 8h às 18h, nas regiões dos nos bairros Jardim Ipiranga, Vila Omar, Dainese, parte do Frezzarin (próximo à empresa Nardini) e parte da região da Gruta Dainese.

“O reservatório antigo do Jardim Ipiranga serve de passagem para a água e não tem a função de acúmulo para a distribuição. Com o novo Centro de Reservação, vamos mudar todo o sistema e passaremos a ter uma área com uma rede pressurizada, com bombeamento controlado”, disse o superintendente do DAE.

A previsão de enchimento do reservatório para teste de estanqueidade deverá ser feita ainda no mês de julho e a entrega do novo CR-5 está prevista para o mês de agosto.

Na quinta-feira (20), as obras de interligação na rede de abastecimento de água serão executadas no novo reservatório do bairro Cidade Jardim (CR-6), podendo haver desabastecimento no período da manhã nos bairros Cidade Jardim, Jardim dos Lírios, parte do Jardim São José,  e Vila Mathiensen.

Novos reservatórios

Além do Centros de Reservação CR-5 (Ipiranga) e CR-6 (Cidade Jardim), o DAE está construindo um novo reservatório no bairro Santa Catarina (CR-3), também em fase de interligação. Os três reservatórios juntos vão aumentar a capacidade de armazenamento de água em 6,3 milhões de litros.

O atual reservatório do Jardim Ipiranga (CR-5) tem capacidade para 400 mil litros e, com a ampliação, serão armazenados até 2,5 milhões de litros de água.

O CR-3 do Santa Catarina, na Avenida De Cillo, s/n°, ao lado do Ginásio de Esportes do Jardim São Pedro, conta atualmente com capacidade de quatro milhões de litros. Com a entrega do novo tanque, serão mais 2,1 milhões de litros de água, totalizando 6,1 milhões de litros.

Já o reservatório do bairro Cidade Jardim (CR-6), na Avenida de Cillo, esquina com a Rua Catanduva, possui atualmente capacidade de 400 mil litros e, com o novo tanque, de 2,1 milhões de litros, o total será de 2,5 milhões de litros armazenados.

O investimento total nos três reservatórios é de R$9.963.588,68, com recursos do DAE Americana.

Outras regiões da cidade também serão contempladas com mais dois reservatórios nos bairros São Vito (CR-1) e Parque Gramado (CR-16).

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Esportes

26 fev 2024

O 2º Torneio de Verão Esportes de Areia, promovido pela Prefeitura de Americana por meio da Secretaria de Esportes, levou

Cidades

25 fev 2024

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), está entre os políticos da Região que compareceram ao ato convocado pelo ex-presidente

Cidades

25 fev 2024

A marca de chocolates Cacau Show anunciou nesta semana a compra de todas as marcas e ativos do Grupo Playcenter,

Cidades

24 fev 2024

O Governo de São Paulo e o Google firmaram parceria para a instalação de um novo centro de engenharia da

Cidades

24 fev 2024

O presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), desembargador Silmar Fernandes, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral,

Cidades

24 fev 2024

Na próxima segunda-feira (26), das 8h às 16h, o grupo A Executiva realizará um mutirão de empregos com objetivo de