Beto Silva

Bombeiros resgatam criança de buraco de sete metros em Nova Odessa

O acidente aconteceu por volta das 18h20, quando a criança brincava com um amigo em um terreno em construção. Em determinado momento, ele caiu na broca e ficou preso no fundo, imóvel, mas consciente. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e chegou ao local para iniciar o resgate.

Na tarde deste domingo (1º), uma operação complexa do Corpo de Bombeiros mobilizou nove militares de Nova Odessa, Americana e Piracicaba para resgatar um garoto de sete anos, que caiu em buraco de cerca de sete metros de profundidade e 30 centímetros de diâmetro,  no bairro Jardim dos Lagos, em Nova Odessa.

O acidente aconteceu por volta das 18h20, quando a criança brincava com um amigo em um terreno com uma construção. Em determinado momento, ele caiu na broca e ficou preso no fundo, imóvel, mas consciente. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e chegou ao local para iniciar o resgate, que durou duas horas e meia.  

Resgate Desafiador

Devido às condições do terreno, os bombeiros utilizaram ‘meios de fortuna’, técnica que utiliza tábuas e caibros para estabilizar o solo e evitar que as paredes do buraco cedessem, o que poderia soterrar a criança. Durante toda a operação, os bombeiros conversaram com o garoto para mantê-lo calmo e orientado, enquanto uma equipe preparava os equipamentos.

Com o auxílio da própria vítima, que seguiu as instruções dos bombeiros, uma fita tubular foi presa ao punho do garoto, possibilitando sua remoção com segurança. O resgate foi concluído com sucesso e a vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal de Nova Odessa por uma equipe de resgate para avaliação.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

30 abr 2025

A Receita Federal em São Paulo identificou uma nova estratégia utilizada por golpistas para se passar pela Instituição de forma

Polícia

30 abr 2025

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana deflagrou, nesta terça-feira, a operação “Replicantes”, com o objetivo de fiscalizar e

Cidades

29 abr 2025

Com apoio da Prefeitura de Americana, será promovido neste domingo (4), das 9h às 17h, o Americana ExpoCars, encontro de

Polícia

29 abr 2025

Um caso alarmante foi registrado na manhã desta segunda-feira (29) na rodovia BR-153, em São José do Rio Preto (SP).

Polícia

29 abr 2025

Um jovem de 22 anos foi morto com um tiro na cabeça na tarde de domingo (27), em Diadema, na

Polícia

28 abr 2025

Um auxiliar de enfermagem foi preso em flagrante neste domingo (27) após ser flagrado estuprando um paciente em coma no

Mais de 100 profissionais do Hospital Municipal são capacitados sobre atendimento a pessoas com TEA

HM, Unacon e UPA São José estão com processo seletivo aberto

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, concluiu nesta terça-feira (29) uma capacitação voltada ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A formação reuniu 101 profissionais da unidade, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e equipes administrativas.

Realizado em dois dias, o curso teve como foco o aprimoramento de práticas de acolhimento e estratégias terapêuticas no cuidado a pacientes com TEA. A atividade foi conduzida pelas psicólogas Fernanda Garcia, especialista no método ABA e diretora do Instituto Nexo, e Camila Stoco, gerente administrativa da unidade Nexo em Americana.

“O número expressivo de participantes demonstra o compromisso do Hospital Municipal com a qualificação contínua de suas equipes. Essa iniciativa é um passo significativo na promoção da inclusão e da saúde mental, refletindo a dedicação dos nossos colaboradores”, afirmou o diretor geral do HM, Ruy Santos.

A capacitação abordou temas como comunicação efetiva, intervenções baseadas em evidências e sensibilização sobre as características do espectro autista. A diversidade de profissionais envolvidos promoveu um ambiente colaborativo e multidisciplinar.

“Além de contribuir para o desenvolvimento técnico das equipes, o curso reforça nosso compromisso com um atendimento humanizado e inclusivo. Profissionais bem preparados fazem a diferença na jornada de cuidado dos pacientes com TEA”, destacou o diretor técnico da unidade, Dr. José Carletti Júnior.

A ação integra as atividades do Abril Azul, campanha internacional de conscientização sobre o autismo, e faz parte do calendário da Comissão de Humanização do HM, coordenada pela psicóloga Camila Peres.

“Investir na capacitação é essencial para garantir o respeito às particularidades de cada indivíduo. Essa formação é um exemplo de como boas práticas em saúde pública podem transformar a experiência dos pacientes”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Anunciar ou recomendar matéria