Operação “Dia dos Namorados” do Ipem-SP encontra irregularidades em 18% dos produtos fiscalizados

Ação avaliou 12.918 itens de produtos têxteis em 174 estabelecimentos comerciais na capital e interior

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o cidadão, realizou a Operação Dia dos Namorados, no período de 30 de maio a 2 de junho, na capital e nas cidades de Americana, Andradina, Bady Bassitt, Barueri, Bauru,

São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Socorro, com a finalidade de reforçar a fiscalização em produtos têxteis da moda feminina e masculina.

As equipes analisaram 12.918 produtos têxteis dos quais 2.319 (18%) estavam irregulares. Foram fiscalizados 174 estabelecimentos, sendo encontrados erros em 79 (45,4%).

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Produtos têxteis

Nos produtos têxteis, as informações contidas na etiqueta são fundamentais e precisam seguir critérios específicos. Devem conter seis informações em português, três sobre o fabricante ou importador, incluindo uma marca, CNPJ e o país de origem, e outras três informações sobre o produto em si, a composição têxtil, os símbolos de cuidados com a conservação do produto e a informação de um tamanho.

Para a composição têxtil, vale a pena ressaltar que todos os tipos de filamentos utilizados para a produção da peça devem estar mencionados com a indicação percentual de cada um deles, inclusive forro se houver (70% algodão e 30% poliéster, forro 100% poliéster, por exemplo). Entretanto, é proibido o uso dos nomes das marcas comerciais ou em inglês (como nylon, popeline, lycra, lurex e rayon).

A etiqueta também deve conter elementos de orientação para a conservação e tratamento do produto. E podem ser indicadas através de símbolos ou textos e devem seguir a sequência correta, que é mesma utilizada pela dona de casa para conservar os produtos têxteis, como lavagem, alvejamento (utilização de alvejantes a base de cloro ou a base de oxigênio), secagem em máquina de secar ou ao natural, passadoria (ferro de passar) e limpeza profissional (lavagem a seco e/ou a úmido).

O tamanho das peças de vestuário pode ser indicado por numeração ou letras (38, 40, 42; P, M, G). Vale destacar que se os produtos forem embalados hermeticamente e isto dificultar a visualização das informações, a embalagem deve apresentar, pelo menos, a composição têxtil, pais de origem e tamanho, e quando apresentar mais de uma unidade deve ser informado o número de unidades e a impossibilidade de serem vendidos separadamente.

Mas nos produtos embalados de cama, mesa e banho deve constar a dimensão indicada por meio do SI (Sistema Internacional de Unidades) de cada componente da embalagem, além das informações da composição têxtil e pais de origem.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

7 maio 2026

Americana teve destaque na geração de empregos formais em diferentes segmentos da economia no primeiro trimestre de 2026, alcançando posições

Cidades

7 maio 2026

Devido ao Dia das Mães, comemorado neste domingo, o comércio de Americana funciona em horário especial no sábado, dia 9.

Cidades

5 maio 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Americana recebe, nesta quarta-feira (6), um processo seletivo promovido pelo Grupo RT

Cidades

5 maio 2026

Mostra promovida pela FAM reúne fotos, relíquias esportivas e ações no clima da Copa até 31 de maio No embalo

Cidades

4 maio 2026

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana realiza, nesta semana, a continuidade das obras de reforço e modernização

Cidades

1 maio 2026

A FAM (Faculdade de Americana) anuncia que, já no Vestibular de Inverno 2026, passará a ofertar os cursos de Tecnologia

Anunciar ou recomendar matéria