PAPI inicia aplicação de questionários sobre primeira infância neste mês

Perto de completar um ano de instituição, no próximo sábado (21), o Programa Americana pela Primeira Infância (PAPI) apresentou, nesta quarta-feira (18), os formulários de pesquisa qualitativa e quantitativa destinados a familiares, crianças e profissionais da rede de apoio e atendimento infantis. Mais de 2,2 mil pessoas serão entrevistadas, a partir deste mês, e suas respostas vão apontar as diretrizes no desenvolvimento das políticas públicas voltadas à primeira infância.

O PAPI visa a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, que vai dos 0 aos 6 anos, considerando sua família e seu contexto de vida. A iniciativa é coordenada de forma integrada pelas secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e de Saúde. O programa foi lançado pelo prefeito Chico Sardelli e pelo vice-prefeito Odir Demarchi em 21 de outubro do ano passado, em cerimônia na Casa da Criança Urupê, no bairro Antonio Zanaga.

A pauta da reunião do comitê gestor, realizada na Casa dos Conselhos, incluiu a apresentação e aprovação dos formulários finais de pesquisa e da distribuição por dez Áreas de Planejamento, entre outros itens. Os questionários serão aplicados pela empresa responsável pela compilação de dados e por profissionais das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Educação.

As questões da pesquisa permitirão, por exemplo, verificar como se dá o convívio entre familiares e filhos, analisar as formas de uso de espaços públicos de Americana pelas crianças e explorar as percepções dos pais a respeito de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, segurança pública, esporte, habitação e cultura e lazer.

“O PAPI caminhou bem em um ano de trabalho, com reuniões do grupo gestor realizadas semanalmente e até duas vezes por semana, quando a demanda se tornou mais intensa. Agora, o resultado começa a chegar à sociedade americanense, com a aplicação dos questionários e coleta de informações essenciais para desenharmos a Americana planejada pela administração Chico e Odir, uma Americana acolhedora também para as crianças”, destaca o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação, de Saúde, de Planejamento, de Obras e Serviços Urbanos; dos conselhos municipais de Saúde e de Assistência Social; integrantes da Casa de Dom Bosco, da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Brazilian Kids Kare, da Pastoral da Criança região do Zanaga, do Serviço Social Presbiteriano de Americana (SESPA) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Americana, além de voluntária da sociedade civil.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

2 mar 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), inicia nesta segunda-feira (2), às 19h30,

Cidades

2 mar 2026

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, divulgou

Cidades

2 mar 2026

A semana começa com tempo firme e variação de nuvens em Americana. A previsão indica dias de sol entre nuvens,

Cidades

27 fev 2026

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” (Zoo Americana), em parceria com a Faculdade de Americana (FAM), realizou uma

Cidades

19 fev 2026

Um gesto de gratidão e reconhecimento emocionou a internet após um empresário presentear um funcionário com um carro 0 km.

Cidades

19 fev 2026

Um eclipse lunar total deverá proporcionar o fenômeno conhecido como “Lua de Sangue” na manhã do dia 3 de março.

Anunciar ou recomendar matéria