Projeto atende crianças e adolescentes com sintomas de ansiedade

Programa psicoterápico é realizado em sessões online

Projeto Jovens na Pandemia está recebendo inscrições de crianças e adolescentes entre 8 anos e 17 anos de idade com sintomas de ansiedade e de depressão, de alguma forma relacionados com o contexto da pandemia da covid-19, para um programa psicoterápico.

O tratamento ajuda as crianças e os adolescentes a lidar melhor com emoções difíceis, que podem ter ficado mais frequentes nessa época de pandemia, como estresse, tristeza e ansiedade. A iniciativa é de um grupo de pesquisadores do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O programa psicoterápico é realizado em sessões online, via computador, celular ou tablet. Um dos pais deve acompanhar a criança ou o adolescente, que não deve estar em uso atual ou no último mês de alguma medicação psiquiátrica ou de psicoterapia. Os vídeos duram cerca de 5 minutos cada um e as sessões têm uma duração estimada de 90 minutos.

O atendimento é totalmente gratuito e voltado a jovens de todo o Brasil. A participação no programa é voluntária e não serão divulgados os nomes dos participantes. As inscrições podem ser feitas no site do projeto.

O estudo faz parte do Projeto Temático Intervenções na Primeira Infância e Trajetórias de Desenvolvimento Cognitivo, Social e Emocional, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenado pelo professor Guilherme Polanczyk, do Instituto da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

27 abr 2026

O Programa Futuro Certo, das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Americana,

Cidades

27 abr 2026

O Fundo Social de Solidariedade de Americana recebeu a doação de 830 quilos de alimentos arrecadados por meio da entrada

Cidades, Saúde

27 abr 2026

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana (APAE Americana) completa, no próximo dia 29 de abril, 58

Cidades

27 abr 2026

A semana em Americana começa com tempo instável e alerta para temporais. Nesta segunda-feira (27), a previsão indica chuva acompanhada

Cidades

24 abr 2026

A Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA), em parceria com a Prefeitura, realizou a troca dos tecidos que formam

Cidades

24 abr 2026

O programa vai incluir a conservação e manutenção de aproximadamente 408 mil m² de ruas e avenidas. O contrato será

Anunciar ou recomendar matéria