Mirella Costa

Em Hortolândia, aproximadamente 2.000 kg de materiais são retirados a cada limpeza de bueiro

O funcionamento correto do saneamento básico acontece pelo conjunto de diversas ações que são realizadas separadamente mas que, após concluídas, são essenciais ao meio ambiente e à saúde da população. Em Hortolândia, a limpeza dos bueiros acontece todos os dias, o que facilita o funcionamento das tubulações das redes de esgoto e águas pluviais evitando, também, o surgimento de buracos e erosões no solo. Nesta semana, dispositivos localizados em ruas do Jardim Boa Esperança, Jardim Campos Verdes e Jardim Nossa Senhora Auxiliadora receberam a ação. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, em diferentes regiões da cidade, seguindo um cronograma de acordo com a necessidade de cada local,  são mais de 500 bueiros limpos por mês, uma média de 25 por dia, sendo removidos cerca de 2.000 kg de resíduos em cada ação.

“O lixo descartado irregularmente, tanto nas ruas como em vasos sanitários, por exemplo, entopem estas redes de esgoto e águas pluviais, prejudicando o sistema de saneamento básico. Por isso, esta grande quantidade de lixo é retirada durante a limpeza e são encontrados desde restos de construção civil a diferentes materiais sólidos que causam entupimento, rompimento de tubulações, buracos e erosões nas ruas. A cada três bueiros limpos, o material removido enche um caminhão. Pedimos apoio da população para descartar corretamente lixo orgânico e materiais recicláveis, evitando este problema de obstrução nas redes”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

FISCALIZAÇÃO

Além da limpeza dos bueiros, nesta semana, equipes da Prefeitura de Hortolândia em parceria com Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realizaram vistorias para garantir o descarte correto e regular do esgoto e a necessidade de manutenção em dispositivos e o prolongamento de redes em residências no Jardim das Figueiras, Jardim Amanda, Jardim Santa Esmeralda, Loteamento Adventista Campineiro, Jardim Santa Rita de Cássia e Jardim Boa Esperança. A fiscalização contra o descarte irregular foi realizada no Jardim São Bento. No Jardim Nossa Senhora de Fátima, pequenos reparos foram conduzidos em sistemas. Já na avenida da Emancipação, um comércio foi notificado pelo descarte irregular de esgoto nas redes de águas pluviais. Esta ação é crime ambiental e o proprietário tem até 30 dias para a realização dos reparos necessários. 

MONTE SINAI

A instalação de redes coletoras de esgoto doméstico e de águas pluviais continua para famílias moradoras do Jardim Monte Sinai, região do Nova Europa. Os serviços oferecem saneamento básico e qualidade de vida para cerca de 2.300 pessoas que vivem no local. Equipes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e da Prefeitura de Hortolândia trabalham atualmente na implantação e prolongamento de redes subterrâneas. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a primeira etapa da rede de esgoto deve ser concluída neste semestre.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

23 mar 2025

A previsão do tempo para Americana indica uma semana marcada por variação entre sol e pancadas de chuva. Nesta segunda-feira

Cidades

21 mar 2025

A Faculdade de Americana (FAM) promove, no próximo dia 24 de março (segunda-feira), a 7ª edição do EmpregaFAM, a maior

Cidades

21 mar 2025

Quem busca renovar o guarda-roupa com grandes marcas e preços irresistíveis já tem destino certo neste fim de semana: o

Cidades

21 mar 2025

A Prefeitura de Nova Odessa assegurou nesta quinta-feira (20/03), em reunião com a diretoria do SSPMANO (Sindicato dos Servidores Públicos

Cidades

21 mar 2025

O governador Tarcísio de Freitas confirmou no último dia 13 de março de 2025 a liberação de R$ 1 milhão

Cidades

20 mar 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou uma campanha especial de adoção de filhotes de cães nas redes sociais. A

Anunciar ou recomendar matéria