Santa Bárbara é escolhida para participar de programa de redução de óbitos no trabalho

O objetivo é criar meios para evitar os óbitos decorrentes do trabalho e reduzir de forma drástica o número de acidentes no ambiente laboral, abrangendo todo o município

Santa Bárbara d’Oeste é uma das quatro cidades do Estado de São Paulo selecionadas para integrar o projeto “Zero Óbito”, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), que reúne também a Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (DVS-CEREST) e a Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é criar meios para evitar os óbitos decorrentes do trabalho e reduzir de forma drástica o número de acidentes no ambiente laboral, abrangendo todo o município. As outras três cidades que integram o projeto são Indaiatuba, Limeira e Piracicaba.

O projeto “Zero Óbito” consiste na criação de uma rede de informações pela qual será possível desenvolver ações articuladas e sistemáticas entre diversas instituições de proteção do trabalho para otimizar as investigações das causas dos acidentes, de forma que todas elas (MPT, CERESTs, Vigilâncias, Bombeiros, entre outras) trabalhem de forma conjunta e harmoniosa.

Até agora, o Município participou de reuniões online para elaboração do projeto-piloto e também no teste do manuseio de uma plataforma que será utilizada para alimentação de informações dos acidentes de trabalho com óbito. Este recurso possibilitará ao Município integrar essa rede de informações, favorecendo a articulação com outros órgãos envolvidos nas investigações, fortalecendo assim as ações em saúde do trabalhador. Além disso, com a criação dessa rede será possível analisar as ocorrências registradas, o tipo de intervenção adotada e os resultados alcançados, com o intuito de planejar ações de prevenção e evitar novos acidentes, além de propiciar uma fonte de aprendizado com base na experiência com o programa.

A Vigilância em Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador, já realiza investigações dos acidentes de trabalho ocorridos no Município, priorizando os locais onde ocorrem acidentes graves e fatais. Estas ações em saúde do trabalhador estão previstas nas políticas nacionais do SUS (Sistema Único de Saúde).

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

3 fev 2026

As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foram abertas nesta segunda-feira (2)

Cidades

3 fev 2026

O novo período de inscrições para vagas em creche na rede municipal será aberto pela Prefeitura de Americana, por meio

Cidades

2 fev 2026

A semana em Americana (SP) será de tempo instável, com predominância de chuva, trovoadas e risco de temporais entre esta

Cidades

30 jan 2026

O Grupo Germânica inaugura quinta-feira (5) a nova concessionária BMW Piracicaba. E para celebrar a nova fase da marca na

Cidades

30 jan 2026

Quem já foi adolescente sabe: estamos propensos a fazer besteira a qualquer momento, fato. Mas é o tamanho da imprudência

Cidades

30 jan 2026

A ACIA – Associação Comercial e Industrial de Americana realizou na noite desta quinta-feira (29) o sorteio de um veículo

Anunciar ou recomendar matéria