Americana recebe o Selo Ouro do programa criança alfabetizada em Brasília

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, representou o prefeito Chico Sardelli na cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, nesta segunda-feira (10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília. Americana conquistou o Selo Ouro do programa federal, desenvolvido com o objetivo de garantir a alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Após a premiação, o prefeito Chico Sardelli e o vice-prefeito Odir Demarchi receberam, nesta terça-feira (11), a visita do secretário Ghizini e de integrantes da pasta no Gabinete. “Fico muito feliz em ver que o belo trabalho da Secretaria de Educação na nossa cidade, que reconhecemos e prestigiamos em toda oportunidade, também está sendo notado e validado por gestores em outras esferas, fazendo com que Americana sirva de exemplo. O trabalho dos educadores com os nossos alunos está no caminho certo”, destacou Chico.

Americana alcançou a nota máxima em 18 dos 20 critérios de avaliação estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) graças ao empenho dos educadores, como destacou Ghizini. “O programa do governo federal contou com o apoio de toda nossa equipe, professores, pedagogos, articuladores, enfim, de todos aqueles que trabalharam na sala de aula e na estrutura de nossas escolas para que nós alcançássemos este resultado. O prefeito Chico Sardelli tem nos pedido ainda mais empenho na Educação, então tenho a certeza de que essa celebração é importante, mas este é só o começo. Vamos buscar os outros índices para gabaritar os 20 critérios determinados pelo MEC”, projetou.

Em 2024, mais de 4,5 mil estudantes de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais participaram da Avaliação Contínua da Aprendizagem do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, verificando seus conhecimentos em provas de Língua Portuguesa e de Matemática.

O Selo Ouro reconhece iniciativas de gestão na formulação e na implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. Em Americana, os destaques ficam para a formação continuada de professores para a utilização de metodologias atuais, a distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização e a avaliação processual contínua da aprendizagem na alfabetização.

Foto: Prefeitura de Americana

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

7 ago 2026

Americana consolidou sua posição de destaque nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2025, divulgados nesta quarta-feira

Cidades

7 ago 2026

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana recebeu, nesta quarta-feira (5), dois machos de periquitos-de-cabeça-preta (Aratinga

Cidades

6 ago 2026

O comércio de Americana atende em horário especial neste sábado, dia 8, véspera do Dia dos Pais, das 9 às

Cidades

6 ago 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu nesta quarta-feira (5) as inscrições para entidades

Cidades

5 ago 2026

Quem deseja ingressar no ensino superior ainda em 2026 já pode garantir a participação na Prova de Bolsas da FAM

Cidades

3 ago 2026

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou, nesta segunda-feira (3), que as  avenidas Paulista, Centurione Boer, Nicolau João Abdalla e

Anunciar ou recomendar matéria