O novo semáforo instalado pela Prefeitura de Hortolândia no cruzamento entre as avenidas Olívio Franceschini e Santana, no Parque Ortolândia, em frente ao Terminal Metropolitano, começa a operar nas primeiras horas desta sexta-feira (7). No local, também foi realizada a sinalização de solo com a pintura de faixa de pedestres para contribuir com a travessia.
A ação tem o objetivo de melhorar a segurança viária para pedestres e motoristas, já que o cruzamento é um dos mais movimentados da cidade. Além disso, a área é rodeada por comércios, condomínios e usuários do transporte público urbano e intermunicipal. No mês passado, equipes da Administração Municipal implantaram um semáforo no cruzamento entre o Corredor Metropolitano e a avenida Panaíno, em frente ao Palácio dos Migrantes “Paço Municipal Prefeito Angelo Augusto Perugini”.
“A instalação dos semáforos é importante para a segurança viária em Hortolândia assim como diversas ações que acontecem diariamente. A colaboração de pedestres e motoristas é essencial. Principalmente nos primeiros dias da operação do semáforo, a atenção deve ser redobrada”, comenta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.
SEGURANÇA VIÁRIA É PRIORIDADE EM HORTOLÂNDIA
De acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em 2024, Hortolândia foi a cidade com mais de 200 mil habitantes em todo o Estado que registrou o menor número de acidentes com vítimas fatais. Segundo o sistema, foram computadas oito mortes no período.
AÇÕES QUE SALVAM VIDAS
Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, acontecem, periodicamente, mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões, reforço da sinalização de solo (em 2024 foram 20 mil metros quadrados), atividades educativas e investimentos na malha cicloviária.