Unacon promove ensaio fotográfico e oficina de lenços para pacientes com câncer

A ação contou com a participação de três voluntárias: Lucíola Detlinger Cureau, ex-paciente oncológica que dá dicas de maquiagem e ensina laços de lenços às mulheres em tratamento com quimioterapia, e as fotógrafas Giovanna Braidotti e Jane Sousa.

Um grupo de mulheres pacientes da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana participou de uma sessão de maquiagem e um ensaio fotográfico, na tarde desta sexta-feira (18). As atividades compõem a programação organizada pela unidade de saúde para a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

A ação contou com a participação de três voluntárias: Lucíola Detlinger Cureau, ex-paciente oncológica que dá dicas de maquiagem e ensina laços de lenços às mulheres em tratamento com quimioterapia, e as fotógrafas Giovanna Braidotti e Jane Sousa.

Neusa Aparecida Silva Conceição, paciente da Unacon há seis meses, aprovou a atividade, enalteceu os serviços e a equipe do centro oncológico. “Isso significa muito para mim, porque desde que entrei aqui na Unacon, com um problema de saúde e num momento bastante difícil, fui muito bem acolhida e atendida por todos os funcionários, médicos, enfermeiros, recepção, todo mundo”, elogiou.

Lucimara Silva dos Santos, que é atendida na Unacon há mais de um ano e meio, diz que eventos assim “agregam coisas positivas num momento frágil e complexo de nossas vidas”. “Tira um pouco o foco da doença e promove momentos de bem-estar. É uma oportunidade para ressignificar a vida”, contou a paciente.  

“O processo de aceitação e de reconhecimento durante o tratamento varia de acordo com o enfrentamento de cada paciente. Muitas nos procuram buscando ajuda, mas algumas dizendo que querem desistir. Então, oferecer e proporcionar esse momento a elas é gratificante. Os relatos e histórias das pacientes, bem como a relação próxima delas com a nossa equipe, nos renova e nos motiva a continuar”, destacou a coordenadora da Unacon, Raquel Cordeiro.

“Essa mobilização gera um clima de alegria no ambiente da Unacon, além de oferecer mais conforto e motivação às pacientes. Isso contribui com o processo de cura, pelo qual elas vêm sendo cuidadas com a atenção e carinho que merecem”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A unidade é administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Desde sua inauguração, em junho de 2022, até setembro deste ano, o serviço de referência no tratamento do câncer já realizou 42.230 atendimentos, entre consultas oncológicas, sessões de quimioterapia, procedimentos de enfermagem, cirurgias, acompanhamento com a equipe multidisciplinar e outras ações.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

22 set 2026

Depois de uma sequência de dias de tempo instável, Americana deve ter uma mudança gradual nas condições meteorológicas ao longo

Cidades

22 set 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), inaugura nesta quinta-feira (24), às

Saúde

21 set 2026

O Acácia Infinity Sunset reuniu nutricionistas de Americana e região no dia 17 de setembro para uma tarde de imersão

Cidades, Economia

21 set 2026

O Sebrae-SP abriu inscrições para levar, gratuitamente, 848 moradores da região de Piracicaba para visitar a Feira do Empreendedor 2026

Saúde

18 set 2026

Empresas de todos os portes que possuem funcionários contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) passaram a

Saúde

17 set 2026

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana realizou, nesta quarta-feira (16), o retorno dos macacos-aranhas-de-testa-branca Belo

Anunciar ou recomendar matéria