Unimed participa do plantio de 100 mudas de espécies nativas junto ao Rotary de Santa Bárbara

No último sábado (29), a Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana, o Rotary Club de Santa Bárbara d’Oeste e o Rotary Club de Santa Bárbara d’Oeste – Progresso participaram do plantio de 100 mudas de árvores de 13 espécies nativas diferentes, em comemoração ao primeiro centenário do Rotary no país.

A ação, realizada na Avenida Tenente João Benedito Caetano, próximo ao cruzamento com a Avenida São Paulo, no futuro Parque Linear do Mollon, em Santa Bárbara d’Oeste, contou com a presença de 90 moradores da região e com a participação da Prefeitura do município e dos colaboradores da área de Sustentabilidade da Unimed, que prestigiaram e participaram do momento de início para a requalificação da área verde do município.

“O cuidado com a comunidade é uma prática em comum entre a Unimed e o Rotary Club. Sabemos que juntos ganhamos força para tornar essas iniciativas mais consistentes, com resultados benéficos para todos, não apenas hoje, mas, principalmente, no futuro”, destacou o médico Cesar Augusto Cielo, CEO da Unimed. 

Rosani Franco de Faria Novaes, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Rotary de Santa Bárbara, agradeceu a participação da Unimed. 

“Esse companheirismo é a base do Rotary internacional e é muito importante que a Unimed esteja conosco, participando ativamente desta ação, que contou com a presença de diversos moradores e seus filhos, mostrando a relevância de plantar árvores para o nosso futuro”, disse. 

Sobre o plantio

O plantio de mudas de 13 espécies nativas da Mata Atlântica incluiu, entre outras espécies, amendoim-do-campo (Playpodium elegans), capixingui (Cronton floribundus), embaúba (Cecropia pachystachya) e figueira-branca (Ficus guaranítica), sendo essa última, inclusive, considerada um meio de comunicação dos indígenas tupinambás nativos da Ilha Anchieta (litoral norte de São Paulo) por ter raízes ocas que possibilitavam a emissão de sons. Atualmente, é utilizada em áreas de regeneração por ter altas taxas de crescimento em pouco tempo. O plantio de espécies nativas desse bioma proporciona o sequestro do dióxido de carbono, um dos gases que intensificam o efeito estufa, além de aumentar a biodiversidade do local, já que algumas das espécies de aves podem frequentar a região para se alimentarem de seus frutos.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

13 fev 2026

Motoristas de Americana e cidades da Região Metropolitana de Campinas devem se preparar para tráfego intenso nas rodovias Anhanguera (SP-330)

Cidades

13 fev 2026

Quem pretende aproveitar o Carnaval em Americana deve se preparar para dias quentes, com bastante nebulosidade e pouca chance de

Cidades

28 jan 2026

Morreu nesta quarta-feira (28), aos 101 anos, Aurora Pelisson Froner, matriarca da Padaria Maryara, um dos estabelecimentos familiares mais tradicionais

Cidades

27 jan 2026

Americana recebe neste domingo (1) um mutirão do programa Castra+ São Paulo, iniciativa que vai oferecer à população 180 castrações

Cidades

23 jan 2026

O Teatro de Arena Elis Regina, em Americana, recebe na próxima quinta-feira (29), às 19h30, o evento “Sahaja Yoga Turnê

Cidades

23 jan 2026

O fim de semana em Americana será marcado por tempo instável, com presença de sol entre nuvens, temperaturas elevadas e

Anunciar ou recomendar matéria