Americana recebe atriz Gabriela Duarte em montagem dirigida por Denise Stoklos e Alessandra Maestrini

Americana recebe atriz Gabriela Duarte em montagem dirigida por Denise Stoklos e Alessandra Maestrini

A atriz Gabriela Duarte assume um novo desafio no teatro com o espetáculo “O Papel de Parede Amarelo e Eu”, seu primeiro solo, sob a direção de Alessandra Maestrini e Denise Stoklos, encenado neste domingo (22), às 18h, no Teatro Municipal Lulu Benencase (Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol), em Americana. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro e no site megabilheteria.com. A classificação indicativa é 12 anos.

A montagem é inspirada no livro O Papel de Parede Amarelo. Publicado em 1892, o conto de Charlotte Perkins Gilman (1860-1935) é considerado um marco da literatura feminista por abordar temas como o controle sobre o corpo feminino e saúde mental, que permanecem atuais.

A narrativa retrata a história de uma mulher que desenvolve uma obsessão pelo papel de parede ao ser confinada em um quarto pelo marido. A peça vai além do conto de Gilman e traz o posicionamento da própria Gabriela como mulher.

O espetáculo é um manifesto, dizem Alessandra e Denise, e ultrapassa o aprisionamento da personagem. “Todos sonhamos com o desligamento das questões opressivas que o texto traz de formas metafóricas, mas que nós conhecemos em diferentes níveis na sociedade atual. É um espetáculo muito contemporâneo”, explicam.

“A peça expõe não só os conflitos emocionais da personagem principal, mas também as estruturas sociais que restringem suas escolhas e sua essência, questionando os padrões vigentes sobre o papel da mulher. Paralelamente, o texto retrata o embate íntimo dessa protagonista, abordando temas atuais como as dinâmicas de gênero e os desequilíbrios de força nos casamentos”, detalhou o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

4 set 2026

A @cardstationbrasil inaugurou nesta sexta-feira (4) suas primeiras operações no Welcome Center, em Americana, e no Tivoli Shopping, em Santa

Cultura

4 set 2026

O Observatório Municipal de Americana (OMA), “Astrônomo Nelson Alberto Soares Travnik”, vinculado à Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria

Cultura, Gastronomia

2 set 2026

O Bárbaros BBQ 2026 chega à sua 19ª edição no dia 26 de setembro, em uma edição especial que marca

Cultura

29 ago 2026

A primeira noite da edição de 2026 do Roteiro Gastronômico de Americana foi marcada pela energia da música brasileira com

Cultura, Entrevistas

26 ago 2026

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, Evandro Felix, conversou com o Jornal Americanense sobre os

Cultura

25 ago 2026

O Roteiro Gastronômico de Americana 2026 ocorre nos dias 28, 29 e 30 de agosto, na região do Portal Princesa

Anunciar ou recomendar matéria