O Planetário foi adquirido com a aplicação de emenda no valor de R$ 148 mil, destinada ao município pelo deputado federal Vanderlei Macris
Americana vai ganhar um novo espaço para observação do céu e estudo da astronomia. Ainda neste semestre, será implantado um Planetário Móvel Digital ao lado do OMA (Observatório Municipal de Americana), que fica nas dependências do Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghell”.
Nesta segunda-feira (2), a secretária de Cultura e Turismo de Americana, Marcia Gonzaga Faria, a diretora municipal de Turismo, Roseli dos Santos, e equipe da pasta acompanharam a montagem do equipamento para vistoria técnica do sistema de projeção, que ocorreu nas dependências do CCL (Centro de Cultura e Lazer).
O Planetário, que é capaz de simular imagens do Sistema Solar, de asteroides, cometas e outros sistemas, foi adquirido com a aplicação de emenda no valor de R$ 148 mil, destinada ao município pelo deputado federal Vanderlei Macris, como explicou o prefeito de Americana, Chico Sardelli. “Agradecemos a parceria do deputado e estamos felizes com a chegada do novo equipamento, que será muito importante para fomento do nosso Turismo e no ensino de noções de astronomia para as nossas crianças”, afirmou Chico.
“Com o Planetário Digital será possível observar o céu, as estrelas e constelações mesmo à luz do dia, simular viagens espaciais, em qualquer época da história da humanidade. O OMA é referência mundial em estudos de ciências espaciais e o Planetário representa um ganho imenso para a Educação, para a Cultura e para o Turismo de Americana”, explicou Márcia.
Os estudantes da rede municipal de ensino receberão aulas sobre astronomia no Planetário Móvel Digital, como detalhou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini. “Essa parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria de Cultura vai propiciar aos alunos da rede municipal a experiência da observação. O planetário é um instrumento que também tem uma finalidade pedagógica, nós recentemente recebemos em Americana o Encontro Regional de Estudos de Astronomia e esse é um aspecto muito importante de nosso plano de ação na educação, em conjunto com a Cultura”, falou Ghizini.