Avança a reforma do Teatro Municipal “Manoel Lyra” em Santa Bárbara

Avança a reforma do Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Com investimento de mais de R$ 2,2 milhões, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste executa a troca do telhado, remodelação de toda a fachada, reforma dos sanitários públicos localizados no hall de entrada, reforma do café, ampliação e reforma de todo o hall de entrada, com novo piso, iluminação e decoração, troca de todo o piso externo, inclusive do passeio público e novo paisagismo, além da reforma de todo o pavimento superior, onde encontra-se instalada a Secretaria de Cultura e Turismo e pintura do prédio.

Anteriormente, em 2021, a Prefeitura executou a reforma interna da sala de espetáculos, que ganhou modelo de poltrona mais confortável, com assento mais alto e um encosto fixo, como nova cor, preta; além de atender um Plano de Acessibilidade, oferecendo poltronas para obesos, bem como para pessoas com mobilidade reduzida e espaços para cadeirantes com acompanhantes. Foram instaladas 584 novas poltronas na ocasião. O piso do palco do Teatro também foi substituído por assoalho com sistema de amortecimento que oportuniza uma melhor experiência aos artistas, especialmente da dança. Além das substituições das poltronas e carpete, o local recebeu a substituição de parte do forro lambril e é preparada a higienização completa das paredes internas.

O Teatro

Inaugurado em 26 de junho de 1995, o Teatro Municipal “Manoel Lyra” foi um espaço criado para resgatar a emoção, o interesse e o desenvolvimento cultural de Santa Bárbara d’Oeste. Hoje é um ícone da cultura e um patrimônio da história barbarense e recebe o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável.

O Teatro Municipal “Manoel Lyra” é palco de diversas manifestações culturais: teatro, dança, shows musicais, palestras, workshops, orquestras, entre outros. Por ano, mais de 45 mil pessoas prestigiam apresentações na sala de espetáculos barbarense.

O local tem capacidade para 596 pessoas, sendo 584 poltronas, seis poltronas para obesos e seis lugares para cadeirantes, contando com 4 camarins (2 superiores e 2 inferiores), palco italiano com 12 metros de boca e 9 metros de profundidade, além de uma excelente acústica.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

27 mar 2026

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, será palco do musical “Abba e Elvis” neste sábado (28), às 20h, em

Cultura

24 mar 2026

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe, nesta quinta-feira (26), às 21h, um dos nomes mais expressivos da nova

Cultura, Gastronomia

24 mar 2026

Os quiosques da Praça Vinicius de Moraes, no bairro Antonio Zanaga, estarão abertos neste domingo (29) durante o “Americana, Café

Cultura

11 mar 2026

O Teatro Municipal Lulu Benencase recebe, neste sábado (14), a partir das 20h, a banda “Bee Gees Forever” em um

Cultura

9 mar 2026

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe na quinta-feira (12), a partir das 21h, o “Starlight Concert”, um espetáculo

Cultura

5 mar 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, convoca 94 candidatos aprovados no processo seletivo para

Anunciar ou recomendar matéria