Redação Jornal Americanense

Casa de Cultura Hermann Müller em Americana será restaurada

A elaboração do projeto está sendo financiada por meio do Proac Expresso, programa estadual de incentivo à Cultura, custará R$ 250 mil, e tem duração prevista de 10 meses

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, recebeu na manhã desta quinta-feira (13) a secretária de Cultura e Turismo, Márcia Gonzaga Faria, e representantes da empresa OS Engenharia, que será responsável pelo projeto de restauração da Casa de Cultura Hermann Muller. A elaboração do projeto está sendo financiada por meio do Proac Expresso, programa estadual de incentivo à Cultura, custará R$ 250 mil, e tem duração prevista de 10 meses.

O encontro teve a presença também do vice-prefeito, Odir Demarchi; do sócio proprietário da empresa OS Engenharia, o arquiteto Alberto Streb; e do engenheiro Vagner Antônio Veneciano, que irá coordenar o trabalho com a engenheira Renata Coronelli.

“Considero um passo fundamental para a nossa cultura e turismo. A Casa Hermann é um prédio histórico que merece ser restaurado e preservado. Esse foi um projeto iniciado na gestão passada, que damos continuidade agora e conseguimos dar seguimento”, disse Chico.

“Essa é a primeira fase para, posteriormente, conseguirmos realizar o restauro completo da Casa Hermann. Estamos muito felizes, mas temos muito trabalho ainda pela frente”, disse a secretária.

A conclusão do trabalho permitirá, na sequência, a realização da captação de recursos para a execução do restauro de toda a estrutura. De acordo com Alberto Streb, arquiteto e sócio proprietário da OS Engenharia, será necessário realizar uma série de passos, sendo o primeiro um memorial historiográfico. “Vamos fazer um memorial amplo para que as pessoas vejam naquele memorial a história daquele lugar e do seu entorno”, disse.

Em seguida, será realizado o projeto métrico-cadastral, com a avaliação da situação atual da estrutura e, depois, um memorial de restauro. O trabalho prevê que também seja feito o projeto de reforço de fundação, hidráulica, elétrica, acessibilidade, adequação de segurança e paisagismo. Ao fim será possível elaborar uma planilha de custos para a realização da obra.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

5 fev 2025

O Moviecom do Tivoli Shopping recebe entre os dias 06 e 12 de fevereiro a Semana do Cinema, uma das

Cultura

1 fev 2025

Fevereiro começa com duas exposições de arte em andamento e uma extensa programação cultural com apresentações teatrais adulto e infantil,

Cultura

31 jan 2025

DJ Alok será a principal atração da festa de aniversário de Paulínia. A cidade completa 61 anos de emancipação no

Cultura

31 jan 2025

As atividades oficiais de comemoração dos 150 anos de Americana foram abertas na noite desta quinta-feira (30), no Teatro Municipal

Cultura

28 jan 2025

Iniciada na última semana de novembro, com uma pequena pausa no período das festas de final de ano, as ‘Férias

Cultura

23 jan 2025

Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz nesta quinta-feira (23) por seu papel no filme “Ainda Estou Aqui”,

Anunciar ou recomendar matéria