“Clássicos em Cena” apresenta os encantos da Guitarra Portuguesa para o público de Santa Bárbara

O projeto “Clássicos em Cena”, que vem encantando o público de Santa Bárbara d’Oeste com apresentações mensais gratuitas e comentadas de música clássica e instrumental, é uma oportunidade para o público ouvir música de qualidade, e também conhecer novos estilos, instrumentos e sonoridades. O convidado de junho, por exemplo, é o músico Ricardo Araújo, que traz para a cidade os fascinantes acordes da guitarra portuguesa.

Com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento será no dia 16 (sexta-feira), às 20h, na Estação Cultural da Fundação Romi, no Centro de Santa Bárbara.

Destaque no cenário musical, Ricardo Araújo que é professor, além de músico profissional, conquistou marcos impressionantes ao longo de sua carreira. Rompendo barreiras internacionais, tornou-se o primeiro brasileiro a brilhar no prestigioso teatro “Os Trabalhadores de Arte” em Moscou, um ícone com mais de 80 anos de existência, no ano de 2010. Nos anos seguintes, suas habilidades musicais o levaram aos renomados palcos da Ucrânia, nas cidades de Sinferopol e Sevastopol, onde ocorre o famoso Festival Internacional Balalaika. Mostrando sua versatilidade, Araújo participou da gravação do CD “Cancioneiros da Imigração”, lançado em nove países, e estendeu sua presença para as telas, atuando no filme “Sons de São Paulo” da TV Cultura, assim como no especial dedicado a Fernando Pessoa.

Seu trabalho ganhou ainda mais repercussão ao gravar a trilha sonora da novela “Tempo de Amar”, exibida em 2018 pela Rede Globo, na qual atuou em algumas cenas, cativando o público com sua guitarra portuguesa.

Como marca dos eventos do projeto ‘Clássicos em Cena’, o maestro Parcival Módolo recebe o público com informações preciosas sobre a história e os estilos musicais apresentados, sempre com uma abordagem divertida e leve, para tornar o evento ainda mais prazeroso e enriquecedor.

Além de ser o curador e comentarista do “Clássicos em Cena”, Parcival Módolo é um renomado regente e professor com carreira internacional, tendo mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Ele foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

23 jan 2026

O maior evento de pagode e samba do interior de São Paulo já tem data para a sua primeira edição

Cultura

22 jan 2026

O Centro de Cultura e Lazer (CCL), em Americana, recebe, de sexta-feira (23) a domingo (25), o Classics Festival, que

Cultura

20 jan 2026

O Cine Biblioteca, promovido pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, exibe gratuitamente a animação

Cultura

19 jan 2026

O ano de 2026 começa em clima de nostalgia e festa em Americana. No dia 24 de janeiro, o Clube

Cultura

18 jan 2026

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Americana, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo, exibe, em janeiro, duas obras

Cultura

16 jan 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, recebe até 6 de fevereiro as inscrições para

Anunciar ou recomendar matéria