“Clássicos em Cena” apresenta os encantos da Guitarra Portuguesa para o público de Santa Bárbara

O projeto “Clássicos em Cena”, que vem encantando o público de Santa Bárbara d’Oeste com apresentações mensais gratuitas e comentadas de música clássica e instrumental, é uma oportunidade para o público ouvir música de qualidade, e também conhecer novos estilos, instrumentos e sonoridades. O convidado de junho, por exemplo, é o músico Ricardo Araújo, que traz para a cidade os fascinantes acordes da guitarra portuguesa.

Com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento será no dia 16 (sexta-feira), às 20h, na Estação Cultural da Fundação Romi, no Centro de Santa Bárbara.

Destaque no cenário musical, Ricardo Araújo que é professor, além de músico profissional, conquistou marcos impressionantes ao longo de sua carreira. Rompendo barreiras internacionais, tornou-se o primeiro brasileiro a brilhar no prestigioso teatro “Os Trabalhadores de Arte” em Moscou, um ícone com mais de 80 anos de existência, no ano de 2010. Nos anos seguintes, suas habilidades musicais o levaram aos renomados palcos da Ucrânia, nas cidades de Sinferopol e Sevastopol, onde ocorre o famoso Festival Internacional Balalaika. Mostrando sua versatilidade, Araújo participou da gravação do CD “Cancioneiros da Imigração”, lançado em nove países, e estendeu sua presença para as telas, atuando no filme “Sons de São Paulo” da TV Cultura, assim como no especial dedicado a Fernando Pessoa.

Seu trabalho ganhou ainda mais repercussão ao gravar a trilha sonora da novela “Tempo de Amar”, exibida em 2018 pela Rede Globo, na qual atuou em algumas cenas, cativando o público com sua guitarra portuguesa.

Como marca dos eventos do projeto ‘Clássicos em Cena’, o maestro Parcival Módolo recebe o público com informações preciosas sobre a história e os estilos musicais apresentados, sempre com uma abordagem divertida e leve, para tornar o evento ainda mais prazeroso e enriquecedor.

Além de ser o curador e comentarista do “Clássicos em Cena”, Parcival Módolo é um renomado regente e professor com carreira internacional, tendo mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Ele foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

3 nov 2026

Uma foto do céu estrelado sobre flores do Cerrado brasileiro conquistou o primeiro lugar em uma competição internacional de fotografia.

Cultura

29 out 2026

Em comemoração aos dez anos de atividade, o Juca Jazz Festival 2026 será realizado em Americana nos dias 28 e

Cultura

28 out 2026

“O Baile da Malévola” será apresentado pela Escola de Dança Ballet Giovana Menuzzo neste sábado (31), às 20h, no Teatro

Cultura

22 out 2026

Americana será palco do Festival de Cultura Afro-Brasileira Raízes Vivas, uma celebração da ancestralidade, da memória, da identidade e da

Cultura

6 out 2026

A Praça Comendador Müller, no Centro, recebe a próxima edição do “Americana, Café & Viola”, evento itinerante organizado pela Prefeitura

Cultura

30 set 2026

A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana e a Orquestra Filarmônica de Rio Claro se unem para um programa inteiramente dedicado

Anunciar ou recomendar matéria