O inverno tem início oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h51, trazendo dias mais frios, a noite mais longa do ano e a época mais propícia à observação do espaço no OMA (Observatório Municipal de Americana) “Astrônomo Nelson Travnik”, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura.
A nova estação irá durar exatamente 93 dias, 15 horas e 52 minutos. Na quinta-feira, o Sol nasce às 6h48 e se põe às 17h33. Esta será a noite mais longa do ano e, consequentemente, o dia mais curto.
Segundo o astrônomo e coordenador do OMA, Carlos Andrade, o inverno é o melhor período para quem quer observar os astros. “Nesta época pontificam constelações contendo objetos de extraordinária beleza, como o aglomerado estelar Ômega Centauri, o maior do céu, com cerca de 1 milhão de estrelas, e o famoso Kappa Crucis, conhecido como a ‘Caixinha de Jóias'”, destaca.
Visitas ao OMA
O OMA recebe visitas gratuitas às quartas e sextas-feiras, com grupos alternados de 15 visitantes a cada hora. Os passeios devem ser agendados pelo telefone (19) 3408-4800, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
O acesso de crianças menores de 5 anos à cúpula é proibido, mas elas também podem observar o céu através de telescópios externos, colocados no pavimento superior do OMA. No caso de mau tempo, as atividades são canceladas.
O acesso ao Observatório é pela entrada do Jardim Botânico Municipal, localizado à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no Parque Residencial Nardini.