A 33ª Semana de Educação de Americana, que este ano traz como tema “Americana 150 anos: Celebrando o passado, construindo o futuro”, trará para o município uma palestra do escritor, palestrante e formador de opinião Leandro Karnal, em quatro dias de evento destinado exclusivamente a educadores da rede municipal de ensino. O evento formativo realizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, acontece nos dias 22, 23, 24 e 25 de julho, no Teatro Municipal Lulu Benencase, com o objetivo de qualificar o ensino por meio de palestras e apresentações.
Em 2025, ano em que Americana completa 150 anos, a temática escolhida faz um resgate histórico da educação pública municipal e projeta o futuro com base em diretrizes nacionais para o ensino de qualidade, como destacou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini. “A administração Chico Sardelli e Odir Demarchi investe na Educação, priorizando a construção de um futuro de qualidade para nossas crianças e adolescentes e a Semana de Educação reflete este esforço para o desenvolvimento destes jovens”, declarou.
Estão convidados diretores, professores, professores coordenadores e pedagogos da rede municipal de Educação. A programação será realizada no período noturno para assegurar o cumprimento do calendário escolar de 2025.
Além da palestra de Leandro Karnal, professor doutor em História Social e escritor, a 33ª Semana de Educação de Americana terá os palestrantes Alessandro Marimpietri, professor doutor em Ciências da Educação, psicólogo, neuropsicólogo e escritor e Luciene Regina Paulino Tognetta, professora doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e escritora.
A parte cultural do evento ficará a cargo do Grupo Interior Arraigado, da Escola Municipal de Música “Heitor Villa-Lobos”, e da Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi”, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Currículo dos palestrantes
Leandro Karnal
Historiador, doutor em História Social pela USP. Membro da Academia Paulista de Letras, professor da Unicamp por mais de 20 anos, é reconhecido em todo o país como importante escritor, palestrante e formador de opinião.
Leandro Karnal tem seu próprio canal no Youtube, o “Prazer, Karnal”, é co-apresentador do podcast “Platitudes” e assina coluna fixa no jornal “O Estado de S. Paulo”.
Seus livros estão entre os mais vendidos do Brasil. O mais recente lançamento, “Para pensar e escrever melhor “, acaba de chegar ao mercado.
Suas mídias sociais alcançam mais de 11 milhões de seguidores, enquanto seus vídeos e frases circulam pela internet com enorme popularidade.
Alessandro Marimpietri
Professor Doutor Alessandro Marimpietri é psicólogo, professor, neuropsicólogo e doutor em Ciências da Educação. Alessandro Marimpietri nasceu em Salvador, na Bahia, em 1976. É psicólogo e se dedica todos os dias, há mais de 20 anos, a escutar histórias de crianças, adolescentes e suas famílias. Viaja pelo Brasil fazendo conferências sobre temas relativos à infância, adolescência, educação e saúde em empresas, escolas e outras comunidades. Acredita que todas as grandes invenções humanas nascem da infância, mesmo aquelas que são feitas por adultos. Ele defende que todas as crianças deveriam viver plenamente a infância e, para isso, além de direitos e afetos, as boas narrativas são essenciais. Recentemente, se encontrou num novo e bonito ofício: escrever para crianças de todas as idades. Inaugurou seu caminho como escritor com o livro “Quando somos um só”, editado pela Solisluna e publicou “O que é o tempo?” em 2023.
Luciene Regina Paulino Tognetta
Luciene Regina Paulino Tognetta possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e doutorado sanduíche pela Universidade de Genebra. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho. Professora livre-docente do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras e do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da Unesp. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: moralidade, ética, desenvolvimento afetivo, convivência escolar e bullying.