Redação Jornal Americanense

Cultura de Americana divulga inscrições para Residência Pontos MIS 2025 até dia 30

Cultura de Americana divulga inscrições para Residência Pontos MIS 2025 até dia 30

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulga a Residência Pontos MIS 2025, uma iniciativa de capacitação e imersão criativa no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, na capital paulista. As inscrições gratuitas vão até o dia 30 de junho e devem ser feitas online, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1gi0slSNRh8UioQClTgemMwC7NlAff7rAI8X62v3eIeH4CA/viewform. É preciso ser maior de 18 anos para participar.

A Residência Pontos MIS 2025 vai oferecer a artistas e profissionais do audiovisual acesso a oficinas, palestras com especialistas e atividades práticas para aprimorar suas produções, entre os dias 28 de julho a 1º de agosto. Podem concorrer cineastas, estudantes e profissionais do audiovisual de cidades do interior paulista que tenham participado das oficinas do Pontos MIS entre março de 2017 e maio de 2025 ou que residam em municípios parceiros do projeto, como é o caso de Americana.

O programa, realizado anualmente, selecionará 12 curtas-metragens com até 20 minutos de duração, produzidos entre 2017 e 2025. O MIS oferecerá os custos de transporte e hospedagem, assim como uma ajuda de custo de R$ 600,00 para as despesas.

“Esta é uma oportunidade única para produtores do audiovisual e amantes da Sétima Arte. Além da imersão na cultura do cinema, proporcionada por meio de palestras, aulas e visitas, os artistas de Americana vão produzir seus curtas e levar o nome da cidade para diversas mostras”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

PROGRAMAÇÃO

A primeira semana da residência será de aulas e palestras ministradas nas instalações do MIS por profissionais do mundo do audiovisual. Durante esse período, os selecionados também participarão de visitas a empresas e instituições relacionadas ao cinema e ao audiovisual, enriquecendo sua compreensão prática do setor.

Após a semana de imersão, os residentes retornarão às suas cidades de origem para dar vida a novos curtas-metragens. Essas criações serão exibidas no MIS, em sessões públicas e gratuitas, possibilitando que o público aprecie o resultado do talento e aprendizado dos participantes do programa.

O Pontos MIS foi criado para fomentar a produção audiovisual, formar plateias e democratizar o acesso ao cinema. Em Americana, as atividades acontecem  no Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado no Centro de Cultura e Lazer (CCL), em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e o MIS.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

23 jun 2025

A atriz Gabriela Duarte assume um novo desafio no teatro com o espetáculo “O Papel de Parede Amarelo e Eu”,

Cultura

23 jun 2025

O Festival de Artes Visuais de Americana (FAVA) 2025 está com inscrições abertas, até 9 de julho, para artistas de

Cultura

21 jun 2025

O faroeste “O Cangaceiro”, obra escrita e dirigida pelo cineasta Lima Barreto para a extinta companhia cinematográfica Vera Cruz, será

Cultura

18 jun 2025

O espetáculo musical “FeOliver Legends Tour” – ClassRock volta a Americana para duas apresentações neste sábado (21), às 19h e

Cultura

16 jun 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulga nesta segunda-feira (16) a lista final de

Cultura

16 jun 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nesta quinta-feira (19), às 20h, no Teatro

Anunciar ou recomendar matéria