De Americana ao Bolshoi: como a família de Vicenzo, de 9 anos, tornou o sonho realidade

De Americana ao Bolshoi como a família de Vicenzo, de 9 anos, tornou o sonho realidade

Com apenas nove anos, Vicenzo Oliveira Pessoa da Silva já começou a realizar o sonho de se tornar um bailarino profissional, conquistando uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Por trás dessa trajetória de sucesso, está a dedicação e o apoio inabalável de seus pais, que têm feito de tudo para transformar o talento e a paixão do filho em conquistas. Em entrevista ao JA, o pai de Vicenzo, Robert Wagner da Silva, compartilha momentos marcantes e emocionantes da caminhada do jovem bailarino.

Robert contou que a família percebeu o talento de Vicenzo nas apresentações da creche, durante os eventos de Dia dos Pais e das Mães. Desde pequeno, ele reproduzia as coreografias com precisão. O interesse pela dança também ficou evidente na valsa de casamento dos pais, quando Vicenzo, com apenas três anos, quis participar.

Entre os desafios enfrentados, Robert destacou o preconceito em relação a meninos que fazem balé. Ele explicou que a família conseguiu abordar o tema com Vicenzo de forma tranquila, mostrando que estariam ao lado dele independentemente de qualquer coisa. No entanto, os maiores obstáculos foram financeiros, principalmente durante as competições e seleções. Para cobrir os custos, a família contou com a ajuda de amigos e organizou rifas e vendas de pizzas.

A aprovação de Vicenzo no Bolshoi foi motivo de grande orgulho e emoção para a família. Robert descreveu a reação como a “melhor do mundo” e disse estar extremamente orgulhoso por ver o que o filho conseguiu alcançar com tão pouca idade.

O apoio familiar tem sido fundamental para o jovem bailarino. “O suporte familiar foi muito importante para o Vicenzo, pois a gente sempre falou para ele: se era isso mesmo o que ele queria, a gente iria seguir juntos. Sempre apoiando ele.”

A mudança para Joinville trouxe desafios logísticos e emocionais. A família precisou vender todos os móveis e se preparar para deixar amigos e pessoas queridas para acompanhar Vicenzo. Apesar das dificuldades, o pai ressaltou que tudo é feito com o propósito de ajudar o filho a realizar seu sonho.

Robert tem grandes esperanças para Vicenzo, acreditando que ele não apenas sairá do Bolshoi como um bailarino profissional, mas também como um cidadão formado e pronto para enfrentar o mundo. “A expectativa é que o Vicenzo ganhe experiência, aprenda tudo e voe para o mundo, mostrando a tua arte que nos encanta”, declara o pai.

A rotina de Vicenzo é tranquila e bem equilibrada. Ele se dedica aos estudos, onde é um aluno aplicado, mas é nas aulas de dança que realmente encontra seu lugar. Segundo o pai, a dança é mais do que um compromisso; é também o lazer favorito do menino. Além disso, a família garante que ele tenha momentos de descontração, como passeios no shopping e encontros com familiares.

Robert deixa um conselho poderoso para outros pais: “Não matem o sonho dos teus filhos. Apoiem em tudo. Fique atento, pois cada um tem um dom, basta descobrir.”

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

24 mar 2026

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe, nesta quinta-feira (26), às 21h, um dos nomes mais expressivos da nova

Cultura, Gastronomia

24 mar 2026

Os quiosques da Praça Vinicius de Moraes, no bairro Antonio Zanaga, estarão abertos neste domingo (29) durante o “Americana, Café

Cultura

11 mar 2026

O Teatro Municipal Lulu Benencase recebe, neste sábado (14), a partir das 20h, a banda “Bee Gees Forever” em um

Cultura

9 mar 2026

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe na quinta-feira (12), a partir das 21h, o “Starlight Concert”, um espetáculo

Cultura

5 mar 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, convoca 94 candidatos aprovados no processo seletivo para

Cultura

4 mar 2026

A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, ligada à Secretaria de Cultura e Turismo, dará início à sua Temporada Oficial de

Anunciar ou recomendar matéria