Depois de morar por 11 anos em Santa Bárbara d’Oeste, onde trabalhou nas áreas de saúde e educação, Ione Rogato estará de volta para celebrar com os amigos o lançamento de seu livro ‘Envelhecer com sabedoria’, publicado pela Terra Redonda Editora. A sessão de autógrafos será realizada na quinta-feira (20), das 16 às 19 horas, no Mercadão da Cidade.
Prefaciado pelo bispo diocesano de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski, o livro trata sobre o tema envelhecimento em diversas perspectivas: do corpo, do espírito, das descobertas, do recomeço e do que é, de fato, ser considerado velho. “É um livro que aborda o enfrentamento das mudanças físicas, o amor próprio refletido nos cuidados com a saúde integral. A importância da convivência familiar, principalmente com as crianças. Experienciar as despedidas e o luto com dignidade, e transformar saudade em presença”, explica a escritora, com 73 anos de idade. “E de saborear todas as etapas da vida com intensidade e desapego”, completa.
Com o marido João Carlos Zacchi e os filhos Carlos e Carolina, Ione morou em Santa Bárbara entre os anos de 1988 e 1999, quando trabalhou como enfermeira-chefe na Secretaria Municipal de Saúde e também ministrou aulas no curso técnico de Enfermagem da Escola Estadual ‘Comendador Emílio Romi’. Nesse período, Carlos e Carolina estudaram no SESI, e com o marido, que trabalhou com depósito de leite e foi homenageado pela Câmara Municipal com a ‘Medalha Dona Margarida’, participou ativamente do Lions Clube. Após o falecimento de João Carlos, foi morar com filhos e netos no Canadá. “Construímos muitos amigos nessa cidade querida e é um prazer poder retornar e dividir meu livro com todos os barbarenses”, revela.
O livro ‘Envelhecer com sabedoria’, de Ione Rogato, pode ser adquirido no site da editora paulistana (www.terraredonda.com.br).
Sobre a escritora
Ione Aparecida Rogato Zacchi nasceu na zona rural de Itapira, sendo a quarta filha de uma família de 10 irmãos. Seus pais, Pedro e Elena, eram trabalhadores da terra. Seu sonho, desde criança, era ser enfermeira. Aos 25 anos, formou-se enfermeira de ‘alto patrão’, como eram chamadas, naquele tempo, as profissionais que faziam curso universitário. Exerceu por mais de 30 anos a profissão. Viúva, atualmente mora na cidade canadense de Thorold, onde estuda inglês e escreve livros.