Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Escola Estadual “Professor Inocêncio Maia” é tombada e se torna patrimônio cultural de S. Bárbara

Qualquer tipo de intervenção no imóvel, a partir de agora, somente poderá ser realizada com autorização prévia do Município e do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d’Oeste.

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste publicou o decreto 7307, de 18 de abril de 2022, que dispõe sobre o tombamento da “Escola Estadual “Professor Inocêncio Maia” como patrimônio cultural, histórico e arquitetônico. A indicação de Tombamento Municipal foi registrado pelo Codepasbo (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d’Oeste) “por razões culturais, sociais, arquitetônica e documental, e por razões éticas, que visam à garantia de que as atuais gerações possam manter esse bem em sua dinâmica social com a continuidade da prática cultural a ele associado”.

O Conselho determinou que o tombamento do Edifício principal da Escola deve ser, conforme rege o artigo 9º da Lei Municipal nº 4080/2019, do tipo “I – Integral”, devendo ser preservados: – Organização espacial;- Composição de fachadas;- Volumetria; – Material de construção ou acabamento; – Sistema construtivo e estrutural e Elementos decorativos e acessórios.

Qualquer tipo de intervenção no imóvel, a partir de agora, somente poderá ser realizada com autorização prévia do Município e do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d’Oeste.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, a Administração Municipal mantém um trabalho sério e coletivo com o Codepasbo no desenvolvimento de ações voltadas à preservação da história arquitetônica e afetiva da cidade. “O edifício agora tombado preserva um recorte da arquitetura do seu tempo e guarda bons momentos na vida daqueles que ali estudaram e construíram raízes”, comentou.

História

Localizada na Rua João Lino, no centro da cidade, a Escola Estadual “Professor Inocêncio Maia” iniciou suas atividades em 1942 e desempenha uma função cultural e social de extrema importância e relevância para o Município de Santa Bárbara d’Oeste. O edifício da escola possui um valor arquitetônico por ser um exemplar de arquitetura Neocolonial – primeira manifestação de linguagem arquitetônica que buscava a valorização das manifestações arquitetônicas nacionais. A arquitetura do prédio foi bastante preservada em sua organização espacial, na composição de fachadas, na volumetria, materiais de construção e acabamento, nos sistemas construtivos e estruturais e nos elementos decorativos e seus acessórios.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

17 maio 2024

O 10º Encontro de Ferreomodelismo da Região Metropolitana de Campinas acontecerá neste sábado (18), das 9h às 20h, na Estação

Cultura

17 maio 2024

Adonópolis, espaço criado pela Editora Adonis, completa nesta terça-feira (14) dois anos. Para comemorar o aniversário, um evento gratuito será

Cultura

17 maio 2024

O Teatro Municipal Lulu Benencase tem uma atração em cartaz para o público infantil neste domingo (19), com “Chapeuzinho Vermelho”,

Cultura

16 maio 2024

Começou nesta quarta-feira (15) a retirada dos ingressos para a apresentação da ópera “Suor Angelica”, de Giacomo Puccini, no Teatro

Cultura

16 maio 2024

O Teatro Municipal Lulu Benencase recebe neste sábado (18) o stand-up “Improvável”, em duas sessões: às 19h e às 21h.

Cultura

16 maio 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu as inscrições para a edição