A exposição de arte “Mutação”, do artista Cain, será aberta nesta sexta-feira (29) no MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Americana e poderá ser visitada até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A atração é gratuita.
Cain apresenta uma série de trabalhos em pintura e desenho abstratos, com formas derramadas em camadas, montanhosas e recortadas. Produzidas a partir de 2019, as obras da série “Mutação” trazem à tona uma energia aprisionada e criativa, traduzida entre cores pastéis, preto, branco e prata. Uma jornada de constante mutação, que nos sugere uma reflexão subjetiva.
“As obras do artista Cain são cativantes, sua exposição no MAC provoca uma experiência única de cores e formas”, afirma a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
O artista
Caio Henrique da Silva, vulgo Cain, nasceu e vive em Santa Bárbara d’Oeste. Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Unisal, é diretor de arte, artista visual, printmaker e skatista.
Seu trabalho visual teve início ainda na adolescência com a ilustração e o design gráfico. Em 2011, Cain começou a explorar suportes que possibilitam uma maior aplicação, com muros, paredes e murais. Em 2014, iniciou a pesquisa em gravuras e o desprendimento do figurativo, o que o levou a um estudo mais aplicado dentro do universo abstracionista.
Além da formação acadêmica, Cain participou de cursos de gravura no Memorial da América Latina, no Instituto Tomie Otake e no Museu Lasar Segall, entre outros. Participou da XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, em Portugal (2020), e do Festival de Arte de Santa Bárbara FASB, em Santa Bárbara d’Oeste (2021), além de uma mostra individual no Espaço Gnu ,em Americana (2023).
O MAC fica no CCL (Centro de Cultura e Lazer), na Avenida Brasil nº 1.293.