Últimas Notícias

Festival de cultura japonesa acontece em Piracicaba neste sábado e domingo

- Advertisement -

O Festival Japão na Praça levará para o centro de Piracicaba atividades gratuitas que envolvem shows, exposições, comidas típicas, artes marciais, cosplay, taiko

Os 114 anos da imigração japonesa no Brasil, celebrados neste mês de junho, serão comemorados em Piracicaba com muitas atrações ligadas à cultura nipo, movimentando o último final de semana do mês. O Festival Japão na Praça levará para o centro de Piracicaba atividades gratuitas que envolvem shows, exposições, comidas típicas, artes marciais, cosplay, taiko. Todas essas atividades reforçam a presença nipo na região e no Brasil como um todo. O Festival Japão na Praça ocorrerá nos dias 25 e 26 de junho, na Praça José Bonifácio, no centro da cidade, e é realizado em parceria com o Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba. No sábado, as atividades vão das 11 às 22 horas e no domingo, das 10 às 19 horas.

O Brasil é o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão. São estimados cerca de 1,5 milhão de nikkeis, como são chamados os japoneses os descendentes deles. O estado de São Paulo concentra o maior número dessa população seguido do estado do Paraná.

- Advertisement -

O Festival Japão na Praça é a segunda etapa do projeto “Cultura Nipo Brasileira”, que é realizado pela Think Projetos e produzido pela MR2 Cultural, por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Oji Papéis Especiais. A primeira etapa contemplou alunos de 5 escolas de Piracicaba por meio da contação de histórias presentes nos livretos distribuídos às crianças. Ao todo, foram 10 apresentações de contos japoneses, com o objetivo de disseminar a cultura nipo para os alunos.

“A Oji Papéis se orgulha em fazer parte da comunidade nipo-piracicabana e o patrocínio ao evento Japão na Praça, em parceria com o Clube Nipo, agrega uma rica experiência da cultura japonesa com a cidade”, reforça Mônica Salles, Sustentabilidade da Oji Papéis. O projeto também conta com um site para a divulgação das ações, que traz uma exposição virtual em 360º: www.culturanipobrasileira.com.br.

- Advertisement -

Latest Posts

Mais Lidas