Redação Jornal Americanense

Festival de Dança de Americana acontece de 30 de maio a 1º de junho

Festival de Dança de Americana acontece de 30 de maio a 1º de junho

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura (Comcult), realiza, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, o “CultivArt Fest – Festival de Dança de Americana”, com produção da Associação do Núcleo Integrado de Lazer, Esporte, Educação e Cultura (Nileec), em parceria com RCA Dance. As apresentações acontecem no Teatro Municipal Lulu Benencase (Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol).

O CultivArt Fest – Festival de Dança de Americana é um evento totalmente dedicado à dança, promovendo apresentações, competições, aprendizado e conexão entre os artistas, público e profissionais da área. Serão três dias de atividades que valorizam as diversas áreas culturais da dança, incentivando o desenvolvimento artístico e criando oportunidades para novos talentos.

“A administração Chico Sardelli e Odir Demarchi apoia e incentiva a produção artística local ao promover festivais das mais diversas linguagens artísticas e fortalece a formação de público, ao disponibilizar atrações gratuitas e de qualidade. O CultivArt Fest – Festival de Dança de Americana reflete a diversidade cultural da cidade, com uma programação inclusiva que reserva a maior parcela das participações para artistas e fazedores de cultura residentes em Americana, oportunizando ainda espaço para grupos de dança da região”, declarou o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

O evento começa no dia 30, quando a Câmara Setorial de Dança promove a Mostra de Dança de Americana. A programação dos três dias inclui competições abrangendo diversos estilos, como dança clássica, árabe, k-pop, danças de rua e muito mais; batalhas de danças urbanas, que representam um espaço dinâmico para dançarinos competirem e expressarem sua criatividade para o público; workshops e aulas práticas com profissionais renomados, abordando técnicas, coreografias e vivência artística; palestras e seminários para a troca de ideias e discussões sobre a história, o impacto social e o futuro da dança.

O festival promove a dança como uma ferramenta de transformação cultural, social e econômica, tendo por preceito oferecer uma plataforma para artistas locais ganharem visibilidade; fomentar a profissionalização da dança, criando conexões entre novos artistas e especialistas da área; incentivar a cultura local, proporcionando visibilidade para Americana no parâmetro cultural regional; engajar a comunidade, proporcionando momentos de aprendizado, entretenimento e vivências com a dança e fomentar a economia local.

“Não é apenas um evento, mas um movimento que fortalece a dança como expressão artística e cria um legado cultural duradouro”, destacou o diretor-presidente da Associação Nileec, André Celin.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

25 abr 2025

O Juca Jazz, evento organizado por Juarez Godoy Arte e Cultura, chega em 2025 ao seu nono ano consecutivo e,

Cultura

23 abr 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura, realiza o

Cultura

22 abr 2025

O Circuito Sesc de Artes 2025 estará em Americana, em 25 de maio, com diversas atrações culturais na Praça Vó

Cultura

22 abr 2025

Estão abertas as inscrições para interessados em se apresentar no I Encontro Entre Teclas, que será realizado no dia 3

Cultura

17 abr 2025

A escritora barbarense Rafaela Schendroski conquistou o primeiro lugar na categoria Crônica do Concurso Literário do CEAT (RJ), realizado para

Cultura

10 abr 2025

O Circuito – Nova Música, Novos Caminhos cresceu. Em sua segunda edição, que acontecerá de 17 a 21 de abril,

Anunciar ou recomendar matéria