Hortolândia segue com inscrições abertas para 5ª Conferência Municipal de Cultura

Hortolândia segue com inscrições abertas para 5ª Conferência Municipal de Cultura

Você quer mudanças na área de cultura de Hortolândia? Profissionais do setor e a população poderão propor isso na 5ª Conferência Municipal de Cultura (CMC), que será promovida pela Prefeitura. Para participar, é necessário fazer inscrição por meio deste LINK. O prazo de inscrição termina em 19/11. Quem não conseguir ou perder o prazo, poderá se inscrever no dia da conferência, prevista para ser realizada em 30/11.

De acordo com a Secretaria de Cultura, a conferência será realizada em três etapas. A primeira será o Fórum Setorial de Cultura, nesta quinta-feira (25), às 19h, em formato online pela plataforma Zoom.

A segunda etapa será a Pré-Conferência, a ser realizada em 23/10, às 19h, também em formato online pela plataforma Zoom.

Quem fizer a inscrição, receberá os links para participar do Fórum e da Pré-Conferência.

Por fim, a terceira etapa será a própria conferência, programada para 30/11. Nela serão realizadas as plenárias, nas quais haverá a votação das diretrizes encaminhadas ao Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e à Secretaria de Cultura.

FÓRUM

Ainda de acordo com a Secretaria de Cultura, o fórum terá caráter mobilizador e propositivo, com o objetivo de garantir a presença e a representatividade dos vários segmentos artísticos-culturais em todas as etapas da conferência.

O fórum terá Grupos de Trabalho, que serão organizados e divididos nos seguintes segmentos:

– Pontos de Cultura
– Manifestações e Expressões Culturais de Rua
– Patrimônio Cultural, Material e Imaterial
– Artes Plásticas
– Dança
– Circo
– Música
– Cultura digital, software livre, gamers, youtubers e influencers
– Artes Visuais
– Audiovisual
– Livro, Leitura e Literatura
– Economia da Cultura
– Produção Cultural
– Técnicos da cadeia produtiva  da cultura, tais como DJ, iluminador, cenógrafo, dentre outros
– Poder Público

Os Grupos de Trabalho poderão ser reorganizados, conforme a quantidade de representantes por segmento, para facilitar os debates e a construção de diretrizes.

PRÉ-CONFERÊNCIA

A Pré-Conferência Municipal de Cultura terá caráter mobilizador, propositivo e consolidativo, na qual serão consideradas as propostas oriundas do fórum. Nessa etapa, haverá debates das propostas, que serão aperfeiçoadas e encaminhadas à 5ª CMC.

Na Pré-Conferência, as propostas serão organizadas nos seis eixos temáticos, que foram discutidos na Conferência Nacional de Cultura, em 2024:

– Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Municipal de Cultura
– Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e Participação Social
– Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória
– Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
– Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
– Eixo 6: Direito às Artes e às Linguagens Digitais

CONFERÊNCIA

Na 5ª CMC serão feitas a avaliação e a votação das cinco propostas principais debatidas em cada eixo temático. Com isso, serão definidas um total de 30 propostas, que irão compor o planejamento e os indicadores da Secretaria de Cultura.

Na conferência, os participantes serão divididos nas categorias delegados e convidados.

Serão consideradas delegados, com direito à voz e voto:

– Pessoas comprovadamente residentes ou atuantes em pelo menos um segmento cultural em Hortolândia

– Pessoas moradoras de outras cidades, atuantes no município de Hortolândia, desde que comprovado vínculo artístico e/ou profissional, por meio de portfólio, contrato e ou declarações referentes aos últimos 4 anos

Serão considerados convidados, com direito à voz, pessoas que tenham atuação em outros municípios, nos governos estadual ou federal, mediante credenciamento na 5ª CMC.

O secretário adjunto de Cultura, Tim Mendes, destaca o diferencial da conferência deste ano. “O diferencial da Conferência de Cultura deste ano é a oportunidade de qualificar a construção dos indicadores da Secretaria, em prol das ações do Plano Municipal de Cultura, a partir das prioridades apontadas pela comunidade artística e pela população em geral. Será um marco na consolidação das políticas públicas, que vai nos manter preparados para ampliar a entrada de recursos para a Cultura, por meio de editais públicos e ações do setor privado”, salienta o secretário adjunto.

O QUE É CMC?

As Conferências Municipais de Cultura acontecem a cada dois anos e são um espaço de debate e proposição de diretrizes para a Cultura em Hortolândia.

São uma forma de entender as demandas da população e observar o que tem sido feito pelo Poder Público e pela Sociedade Civil na área de cultura, com o objetivo de diagnosticar os desafios e potencialidades, com vistas à realização das metas do Plano Municipal de Cultura  (PMC) para o momento atual e para os 10 próximos anos.

A realização periódica da CMC é determinada pelo Sistema Nacional de Cultura, por meio de seu marco regulatório instituído pela Lei 14.835/2024. A implementação do Sistema é fundamental para o recebimento de verbas públicas federais, organização do Fundo Municipal de Cultura e garantia de participação da sociedade civil através do Conselho Municipal de Política Cultural.

Hortolândia é signatária do Sistema Nacional de Cultura desde 2011 e está em fase de implementação do Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos.

IMPORTÂNCIA

A CMC é o momento para a discussão integrada das políticas públicas com os segmentos culturais da cidade em prol da construção de propostas e indicadores para aferir a eficiência e a eficácia das medidas adotadas.

É também uma oportunidade para diagnosticar fragilidades e potencialidades na parceria entre a Sociedade Civil e o Poder Público. Aperfeiçoar os instrumentos de gestão, a legislação e os mecanismos para que os recursos cheguem à população em forma de pesquisa, produção, circulação e memória cultural, contribuindo para a construção das identidades que compõem a população. 

ELEIÇÃO DO CMPC

Em paralelo à 5ª CMC, será realizada a eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). A eleição será para o mandato 2026-2028. Serão escolhidos dois representantes por segmento cultural, titular e suplente.

O candidato a ser representante de seu segmento cultural deverá:

– Ter idade igual ou maior de 18 anos no dia da eleição
– Estar cadastrado no mapeamento cultural disponível no site Mapa da Cultura
– Residir em Hortolândia há pelo menos dois anos e atuar no segmento cultural pleiteado há, no mínimo, 2 anos
– Ter sua inscrição validada pela Comissão de Organização, que procederá a checagem dos documentos apresentados e do cadastro no Mapeamento Cultural da Secretaria de Cultura.

Mais informações sobre a 5ª Conferência Municipal de Cultura estão disponíveis no portal da Prefeitura de Hortolândia, por meio deste LINK. O regimento da 5ª CMC está disponível neste LINK. Ou ainda pelo canal do WhatsApp da Secretaria de Culura, pelo e-mail conferenciacultura.smc@hortolandia.sp.gov.br. Ou ainda pelo WhatsApp da Secretaria de Cultura, cujo número é (19) 99979-5576.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

26 set 2025

O cinema possibilita o público conhecer a realidade de uma determinada época do país. Um exemplo disso é o filme

Cultura

26 set 2025

A Estação Cultura de Americana recebe, neste domingo (28), às 15h, a primeira edição do evento “Grupo Badauê na Estação

Cultura

25 set 2025

O Centro de Memória Dionyzio de Campos, em Americana, recebe, neste domingo (28), a partir das 9h, o evento “Primavera

Cultura

25 set 2025

A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, vinculada à Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresenta um espetáculo

Cultura

25 set 2025

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe, no fim de semana, o musical infantil “O Rei Leão”, produzido pela

Cultura

23 set 2025

Estreia, nesta quarta-feira (24), às 19h, o “Projeto Samovar, Clube de Leitura e Cinema”, realizado na Biblioteca Municipal “Professora Jandyra

Anunciar ou recomendar matéria