O MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Americana está com inscrições abertas para a oficina “Direção Cinematográfica Artística”, que acontece na cidade por meio do Programa Pontos MIS, em uma parceria da Secretaria de Cultura e Turismo e o MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo. A oficina presencial será realizada no dia 27, das 14h às 18h, no MAC Americana, e há 25 vagas. A participação é gratuita.
As inscrições podem ser realizadas no MAC Americana pelo e-mail mac@americana.sp.gov.br, pelo telefone (19) 3408-4825 ou pessoalmente no museu, que fica no CCL – Centro de Cultura e Lazer, à Av. Brasil 1293, Jardim São Paulo.
A oficina pretende trazer, além da noção de como funciona a máquina cinematográfica, a formação de um espectador que interpreta as inúmeras camadas que constituem um filme. As aulas guiarão o participante através de todas as etapas de direção cinematográfica, da direção ao trabalho de decupagem, dos equipamentos necessários para realização plena de um filme, ao trabalho com os atores.
A proposta é inserir os participantes em um ambiente propício à investigação do cinema através da apropriação da linguagem, com a possibilidade de partir das experiências para amadurecer a interpretação do cinema e desenvolver a produção de materiais cinematográficos. Será apresentada toda a noção de comunicação que o cinema estabelece e os participantes poderão entender como funcionam processos vitais como a utilização de lentes, dosando teoria e prática.
“As oficinas presenciais realizadas no MAC Americana são ministradas por artistas e produtores culturais com currículo de destaque, o que oferece uma oportunidade única para os americanenses aprofundarem seus conhecimentos e exercitarem a produção artística e cultural”, declarou a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
A oficina será ministrada por Luan Cardoso, responsável pela criação da produtora de cinema “Quixó Produções”, fundada em 2010. Já realizou mais de 30 trabalhos como diretor de fotografia, dirigiu, roteirizou e fotografou 12 curtas, 22 clipes musicais e um documentário sobre o Cinema Belas Artes – “Cine Belas Artes – Consolação, 2423”.
Contemplado com o edital do programa VAI da Prefeitura de São Paulo em 2014, 2015 e 2017, Cardoso realizou projetos audiovisuais como o curta “Identidades”, o longa de documentário “Precárias e Resilientes” e o projeto de formação cinematográfica para jovens – projeto que se estende hoje financiado pelo programa Pontos MIS no interior do estado de São Paulo. Atualmente, estão em processo de pós-produção seus dois primeiros longas-metragens; a Ficção “Ménage” e o documentário “Summer Long”, sobre a gravação do disco da banda Mombojó com a francesa Laetitia Sadier.