Redação Jornal Americanense

Morre aos 86 anos Zé Celso, ícone do teatro brasileiro, após ter 60% do corpo queimado

Nesta quarta-feira (6), o Brasil perdeu um dos seus grandes nomes do teatro. O ator, diretor e dramaturgo Zé Celso Martínez Corrêa faleceu pela manhã, vítima de um incêndio que ocorreu em seu apartamento, deixando-o com cerca de 50% a 60% do corpo queimado.

A suspeita inicial é de que o incêndio tenha sido causado por um curto-circuito no aquecedor. Zé Celso estava dormindo quando foi abruptamente acordado por volta das 7h30, quando as chamas já haviam se propagado pelo imóvel. O fogo se alastrou rapidamente, dificultando as ações de combate e resgate.

Zé Celso Martínez Corrêa, conhecido por sua paixão e dedicação ao teatro, deixou um legado marcante na cena cultural brasileira. Fundador do renomado Teatro Oficina Uzyna Uzona em 1958, ele revolucionou a forma de fazer teatro no país.

O grupo, reconhecido por suas performances inovadoras e engajadas, tornou-se um importante patrimônio cultural, tombado pelo Conselho do Patrimônio Cultural. O tombamento vai além do espaço físico do imóvel e resguarda também o ambiente de criação artística, reconhecendo o valor das práticas desenvolvidas no local.

A morte de Zé Celso deixa uma lacuna irreparável no teatro brasileiro, e sua partida é sentida por toda a comunidade artística e admiradores de sua obra. Sua criatividade, ousadia e paixão pela arte deixarão um legado duradouro, inspirando gerações futuras de artistas.

As investigações sobre as circunstâncias exatas do incêndio estão em andamento, visando esclarecer os detalhes do trágico incidente e evitar que casos semelhantes ocorram no futuro.

Neste momento de luto, amigos, familiares e fãs de Zé Celso Martínez Corrêa se unem para prestar homenagens ao grande artista e expressar condolências àqueles que tiveram a oportunidade de compartilhar sua trajetória e conviver com sua genialidade.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

25 abr 2025

O Juca Jazz, evento organizado por Juarez Godoy Arte e Cultura, chega em 2025 ao seu nono ano consecutivo e,

Cultura

23 abr 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura, realiza o

Cultura

22 abr 2025

O Circuito Sesc de Artes 2025 estará em Americana, em 25 de maio, com diversas atrações culturais na Praça Vó

Cultura

22 abr 2025

Estão abertas as inscrições para interessados em se apresentar no I Encontro Entre Teclas, que será realizado no dia 3

Cultura

17 abr 2025

A escritora barbarense Rafaela Schendroski conquistou o primeiro lugar na categoria Crônica do Concurso Literário do CEAT (RJ), realizado para

Cultura

10 abr 2025

O Circuito – Nova Música, Novos Caminhos cresceu. Em sua segunda edição, que acontecerá de 17 a 21 de abril,

Anunciar ou recomendar matéria