Redação Jornal Americanense

Oficina de histórias para animação tem inscrições abertas em Americana

Oficina de histórias para animação tem inscrições abertas em Americana

Estão abertas as inscrições para a Oficina Pontos MIS sobre histórias para animação, que ocorre em 11 de abril, das 13h às 17h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Americana. A atividade integra o Programa Pontos MIS, executado em parceria entre a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. Os interessados podem se inscrever pelo telefone do MAC, em (19) 3408-4825, ou através do e-mail mac@americana.sp.gov.br.

A participação é gratuita e é preciso ter a partir de 16 anos. São 16 vagas para a oficina, que trará uma experiência completamente analógica e offline, sem computadores, wi-fi ou telas. Usando apenas materiais simples – papel e caneta – o roteirista e diretor de animação Alê Camargo ensinará conceitos básicos de estrutura narrativa e técnicas para desenvolver uma ideia e contar uma boa história. Por meio de teoria e atividades práticas, cada participante criará uma história e desenvolverá a sinopse e o argumento de uma narrativa própria.

“A criação acontece antes mesmo de ser transportada para o papel e, nos tempos atuais, tendemos a imaginá-la apenas a partir dos dispositivos tecnológicos. A próxima oficina no MAC Americana promete subverter esta lógica e é uma oportunidade de aprendizado para os fãs de animação”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

O MAC está localizado no Centro de Cultura e Lazer (CCL) de Americana (Avenida Brasil, 1.293, Jardim São Paulo).

O oficineiro

Alê Camargo é um roteirista e diretor de animação paulista. Trabalhando com animação desde 1997, já escreveu e dirigiu uma série de curtas-metragens de animação, como os premiados filmes “Os Anjos do Meio da Praça”, “A Ilha” e “A Noite do Vampiro”. É o criador da série de TV “As aventuras de Fujiwara Manchester” (2017), exibida pela TV Cultura e Amazon Prime Video. Seu primeiro longa-metragem, a animação brasileira de ficção científica “Mundo Proibido” (2022), foi selecionado para diversos festivais no Brasil e no exterior (incluindo o Festival de Annecy), e recebeu o prêmio de Melhor Longa-metragem no festival Anima Córdoba, na Argentina. “Mundo Proibido” está em cartaz nos cinemas da capital paulista.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

25 abr 2025

O Juca Jazz, evento organizado por Juarez Godoy Arte e Cultura, chega em 2025 ao seu nono ano consecutivo e,

Cultura

23 abr 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura, realiza o

Cultura

22 abr 2025

O Circuito Sesc de Artes 2025 estará em Americana, em 25 de maio, com diversas atrações culturais na Praça Vó

Cultura

22 abr 2025

Estão abertas as inscrições para interessados em se apresentar no I Encontro Entre Teclas, que será realizado no dia 3

Cultura

17 abr 2025

A escritora barbarense Rafaela Schendroski conquistou o primeiro lugar na categoria Crônica do Concurso Literário do CEAT (RJ), realizado para

Cultura

10 abr 2025

O Circuito – Nova Música, Novos Caminhos cresceu. Em sua segunda edição, que acontecerá de 17 a 21 de abril,

Anunciar ou recomendar matéria