Orquestra Sinfônica de Americana recebe maestro finlandês em concerto nesta quinta

Orquestra Sinfônica de Americana recebe maestro finlandês em concerto nesta quinta

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nesta quinta-feira (19), às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase, o concerto “Intercâmbios: A Finlândia no Brasil”. O evento é fruto de uma colaboração entre a Orquestra Sinfônica de Americana e a Orquestra Filarmônica de Rio Claro, sob a batuta do maestro finlandês Ville Mankkinen, com participação especial do violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Rodrigo Andrade. A apresentação promete levar ao público um repertório que apresenta a tradição musical nórdica.

Os ingressos são solidários e estão disponíveis no site ingressodigital.com mediante a doação de um litro de água sanitária, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini, a ocasião não só valoriza o trabalho da Orquestra Municipal, mas também oferece uma experiência única ao apresentar obras que refletem a conexão entre Finlândia e Brasil. “É uma oportunidade imperdível de conhecer o encontro musical entre os dois países, em um diálogo entre a tradição clássica e as influências contemporâneas”, afirmou.

O programa incluirá composições do renomado autor finlandês Jean Sibelius, conduzidas por Ville Mankkinen, além do Concerto para Violoncelo e Orquestra de Edward Elgar, interpretado por Rodrigo Andrade, uma das peças mais emblemáticas e tecnicamente exigentes para o instrumento.

Maestro e solista de trajetória internacional

Ville Mankkinen, além de regente, é um reconhecido educador musical. Desde 2001, leciona violino e viola no Kuula College, na Finlândia, e desde 2002 atua como diretor artístico da Wasa Sinfonietta. Com passagem por orquestras na Europa e no Brasil, Mankkinen estudou regência na Academia de Música e Teatro de Tallinn e já ministrou masterclasses com nomes como Jorma Panula e Sergio Chnee.

Rodrigo Andrade, por sua vez, é um dos mais destacados violoncelistas da cena brasileira. Formado em instituições de prestígio como a Hartt School e a Juilliard School, em Nova Iorque, atua como solista e camerista com orquestras e grandes artistas, além de ser Violoncelo Assistente da OSESP e membro do Quarteto Osesp, além de professor do Instituto Baccarelli e da Academia da Osesp. Seu trabalho inclui turnês internacionais e gravações aclamadas, como o álbum “Convergências”, com obras de compositores brasileiros.

A realização do concerto tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). 

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

24 out 2025

A Praça Comendador Müller, no Centro, recebe nos dias 8 e 9 de novembro a primeira edição do Festival de

Cultura

24 out 2025

A Praça Jorge Arbix, no Jardim Alvorada, em Americana, recebe neste sábado (25), às 19h, uma sessão de cinema infantil

Cultura

22 out 2025

A quinta edição da AMERIAFRO – Feira de Arte + Cultura Afro-Brasileira acontece neste sábado (25), das 10h às 20h,

Cultura

21 out 2025

O Centro de Cultura e Lazer (CCL) de Americana recebe neste sábado (25) e domingo (26), das 12h às 22h,

Cultura

21 out 2025

A Estação Cultura de Americana recebe neste domingo (26), a partir das 16h, a segunda edição do evento “Samba na

Cultura

20 out 2025

O Ponto de Cultura Associação Estação Quilombo promove, nas próximas terças-feiras (21 e 28), das 19h às 22h, a oficina

Anunciar ou recomendar matéria