Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Praça Malala recebe o projeto “Expedição – Música e Brinquedos da Natureza” no próximo domingo

Praça Malala recebe o projeto “Expedição - Música e Brinquedos da Natureza” no próximo domingo

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e o Atelier Musical Arte da Criança realizam o projeto “Expedição – Música e Brinquedos da Natureza”, na Praça Domingos de Luca (Malala), no Frezzarin, no próximo domingo (16), das 9h às 11h, com entrada gratuita. O evento é contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

A ação é voltada principalmente para famílias com crianças de até 5 anos, com oficinas de produção artística utilizando elementos da natureza, acompanhadas por apresentações musicais neste mesmo tema.

Serão três estações de criação artística, com folhas, pedras e gravetos, além da “Área dos Bebês”, para crianças até 3 anos. As famílias participarão de uma expedição pela praça, coletando elementos naturais para criar esculturas, móbiles, brinquedos ou qualquer outro tipo de arte em cada estação.

O projeto é mediado pelo músico Shauan Bencks e pela psicopedagoga Aline Carneiro de Meneses, especialista em primeira infância.

“Damos continuidade às atrações realizadas com recursos da Lei Paulo Gustavo em nosso município, a fim de fomentar a cultura nas mais diversas linguagens, promovendo acessibilidade e inclusão”, diz a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.

A Praça Malala será a primeira de várias a receber as atividades, em datas ainda a serem definidas. 

O projeto inclui ainda outras duas ações. Uma será a gravação de oito canções inéditas, incorporando em seus arranjos musicais sons da natureza encontrados nas praças, como sons produzidos com gravetos, pedras, folhas secas e afins. Estas canções serão compartilhadas em um livro digital, com registros em imagem e texto, em formato de Galeria de Exposições.

A terceira ação consiste em uma palestra para educadores e estudantes sobre todo o projeto e a importância de ações que envolvam arte e natureza, sobretudo para crianças na fase da primeira infância.

Contrapartidas

“Expedição – Música e Brinquedos da Natureza” terá como contrapartida a distribuição do álbum composto pelas oito músicas gravadas, disponibilizado nas principais plataformas de streaming; a realização de shows musicais e oficinas de arte, utilizando elementos naturais encontrados nas praças; e a disponibilização gratuita de um livro digital contendo registros das produções das crianças e suas famílias durante os eventos presenciais. O livro incluirá textos educativos sobre o projeto e o tema “Música, Natureza e Desenvolvimento Infantil”. Uma versão audiolivro também estará disponível para acessibilidade a pessoas com deficiência visual.

Outra atividade de contrapartida será a realização de palestra para educadores e alunos, de forma presencial e transmitida ao vivo em redes sociais. Cada evento contará com a presença de um tradutor especializado em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

21 jun 2024

O prefeito Chico Sardelli anunciou, nesta sexta-feira (21), o Roteiro Gastronômico 2024, que acontecerá nos dias 30 e 31 de

Cultura

20 jun 2024

Na noite desta quarta-feira (19), o cantor Chrystian, da dupla sertaneja “Chrystian e Ralf”, faleceu aos 67 anos. Ele estava

Cultura

19 jun 2024

Dois manifestantes do grupo ambientalista Just Stop Oil foram presos após um ato de vandalismo contra o Stonehenge, um dos

Cultura

18 jun 2024

O Festival Tradições de Santa Bárbara – Festa da Cultura Nordestina 2024 acontecerá neste sábado (22), das 18 às 23

Cultura

18 jun 2024

O inverno tem início oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h51, trazendo dias mais frios, a noite mais longa do ano

Cultura

18 jun 2024

O Espaço Cultural Fábrica das Artes, em Americana, recebe o projeto “Palhaço Jerônimo: 20 anos de risos e melodias” neste