Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Tivoli recebe neste final de semana concurso de Cosplay e também de Cospet

Também ocorrerá neste domingo (17) a final do concurso de Just Dance

O Museu do Videogame Itinerante, instalado no Tivoli Shopping, chega ao fim neste final de semana com atrações bastante esperadas pelo público: os concursos de Cosplay e Cospet e a final do concurso de Just Dance. Os eventos são gratuitos, de participação livre, e prometem movimentar o shopping com muito entretenimento para o público.  

No cosplay, as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de animes (animações japonesas), mangás (quadrinhos japoneses), filmes ou videogames.  

“O cosplay é uma das atrações mais interessantes do universo geek e quem participa geralmente tem paixão por isso. Além de se vestirem igual, os cosplayers também se comportam exatamente como os personagens. Eles assumem aquela identidade mesmo e representam seus personagens preferidos. É muito legal de se ver”, comenta Cleidson Lima, curador do Museu do Videogame. 

De acordo com ele, o concurso de Cosplay do Tivoli Shopping, já conta com mais de 30 inscritos. “Tenho certeza de que teremos um concurso muito bacana, com a participação de cosplayers não só de Santa Bárbara d’Oeste e Americana, mas de toda a região”, diz. 

Para participar do concurso de cosplay é preciso se inscrever pela Internet utilizando o link disponibilizado nas mídias sociais do Tivoli Shopping e do Museu do Videogame. Crianças também podem participar, mas precisam de uma autorização dos pais ou responsáveis. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (15). 

Os três primeiros colocados (1º, 2º e 3º lugares) receberão medalhas, além de brindes e prêmios. A seleção dos vencedores será feita por cinco jurados, sendo três técnicos e dois artísticos. “Os jurados já participaram de grandes eventos do gênero e estão mais do que capacitados para avaliar os cosplayers. Uma série de critérios, como criatividade e originalidade, por exemplo, será levada em consideração para a seleção dos vencedores do concurso”, comenta Lima.  

Além da indumentária, o concurso avaliará o quão idêntico com o personagem estará cada cosplayer e como será a performance individual feita durante o desfile. “Não é somente a fantasia que conta, os trejeitos e o comportamento, que devem ser o mais parecido possível com o personagem, também são levados em consideração. Vai vencer o cosplayer que estiver melhor paramentado e mais parecido com o personagem representado”, explica. 

Neste ano, o Tivoli promove também o concurso de cospet, que é o “cosplay animal”. Os tutores de animais que quiserem participar da competição poderão levar seus ‘amiguinhos’ de quatro patas fantasiados e até faturar prêmios. “O cospet é uma novidade. Ele junta a paixão que os cosplayers têm pelos personagens e por seus bichinhos. A ideia é proporcionar diversão tanto para o tutor, quanto para o animalzinho”, observa Lima. 

O concurso cospet é semelhante ao do cosplay. A seleção dos vencedores, inclusive, será feita pelos mesmos jurados e levará em consideração os mesmos pontos. Para este concurso, as inscrições serão feitas no dia, uma hora antes do início do evento, que será às 17h30.  

Segundo o curador, qualquer tipo de animal pode participar do concurso. “Geralmente, esse concurso conta apenas com a participação de cães e gatos. Nunca tivemos participação de outros tipos de bichos. Mas ficaremos surpresos e felizes caso apareça algum bichinho diferente”, destaca ele. 

Just Dance 

Já no domingo, acontece a final do concurso de Just Dance, jogo no qual o participante seleciona uma música e é desafiado a reproduzir a coreografia feita pelos dançarinos virtuais que aparecem na tela. Os jogadores são julgados e classificados de acordo com a precisão de seus movimentos em comparação com os dos dançarinos na tela.  

O bicampeão mundial de Just Dance, Diegho San, acompanha as seletivas do jogo no Museu do Videogame do Tivoli Shopping, que ocorrem diariamente, e comandará a final do concurso.  

A etapa final contará com a participação dos 10 jogadores com as melhores pontuações das seletivas. A disputa será feita com a versão 2022 do jogo. 

Na seletiva, cada participante pode escolher a música com que irá jogar. Já na final, serão destacadas 10 músicas e haverá um sorteio na hora para definir com que música cada finalista irá jogar. 

Para participar da seletiva da competição, basta comparecer ao local e se inscrever no balcão que fica ao lado do palco. A participação é livre e gratuita. Os mais bem colocados do concurso também irão faturar brindes e prêmios.  

Museu do Videogame 

Esta é a segunda vez que o Tivoli Shopping recebe o Museu do Videogame Itinerante. Em 2019, quando esteve no Tivoli pela primeira vez, foi sucesso de público. Nesta segunda edição, está sendo a sensação das férias.  

O evento é totalmente interativo e resgata mais de quatro décadas de história da evolução dos videogames. Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história. O museu reúne mais de 350 videogames de todas as gerações e conta com dezenas de consoles antigos e atuais para jogar, além de simuladores de corridas. Dispõe ainda de controles gigantes, realidade virtual e áreas PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch.  

Os fãs de jogos podem matar a saudade dos games de antigamente e mostrar que dominam os mais recentes, porque haverá torneios de jogos antigos e das novas gerações. 

“A participação do público nesta atração está sensacional. Escolhemos promover esse evento durante o período de férias para que as famílias pudessem aproveitar e deu certo. O videogame realmente é algo que agrada e une todas as gerações e isso é muito legal. Encerramos o Museu já com sentimento de saudade, pois foi um período muito divertido e animado”, observa a coordenadora de Marketing do Tivoli Shopping, Paula Funichello.  

Programação dos torneios 

Até 15 de julho – das 15 às 21h – seletivas Just Dance 

14 de julho (qui) – 19h – Ultimate Mortal Kombat 3 – Super Nintendo  

15 de julho (sex) – 19h – Bomba Patch 2022 – Playstation 2 

16 de julho (sáb) – 17h – Concurso de Cosplay e Cospet 

17 de julho (dom) – 17h – final do Concurso Just Dance 

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

21 maio 2024

Hits que marcaram época vão tomar conta do palco do Teatro Municipal Lulu Benencase, neste sábado (25), com o show

Cultura

21 maio 2024

Verso Vivo” de Santa Bárbara d’Oeste. O público pode vivenciar as apresentações entre os dias 14 e 16 deste mês

Cultura

21 maio 2024

O Teatro Municipal Lulu Benencase apresenta nesta sexta-feira (24), às 21h, a comédia “O Vison Voador”, que traz no elenco

Cultura

21 maio 2024

O Festival Raízes de Santa Bárbara trará uma das maiores duplas do sertanejo brasileiro, Edson & Hudson, neste domingo (26),

Cultura

20 maio 2024

O Cine Biblioteca desta quarta-feira (22) será especial, na semana do Festival “Itália na Brasil”, em comemoração aos 150 anos

Cultura

20 maio 2024

A ópera “Suor Angelica”, de Giacomo Puccini, será a atração do Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, nesta quinta-feira (23),