Contas públicas registram déficit primário de R$ 47,6 bilhões em 2024, afirma banco central

O Brasil enfrentou um déficit primário de R$ 47,6 bilhões nas contas públicas em 2024, conforme informou o Banco Central (BC) nesta quinta-feira (30). O número revela um descompasso entre as receitas e as despesas do governo, sendo o primeiro déficit desde 2016.

O déficit primário, que não inclui os juros da dívida pública, é um indicador crucial para avaliar a sustentabilidade fiscal do país. Esse valor está dentro da expectativa do governo, mas traz um alerta sobre o desafio de controlar o gasto público e melhorar a arrecadação.

Segundo o BC, a queda nas receitas, associada ao aumento das despesas com políticas públicas, foi o principal fator que contribuiu para o resultado negativo. Além disso, o enfraquecimento da economia brasileira, aliado a uma desaceleração no crescimento do PIB, também impactou o desempenho das contas.

O déficit primário de 2024 reforça a necessidade de um ajuste fiscal mais rigoroso, com medidas de controle de gastos e aumento da arrecadação, que devem ser detalhadas pelo governo nos próximos meses. A administração fiscal será um dos temas centrais para o novo governo, que promete trabalhar para equilibrar as contas públicas e garantir a confiança dos investidores no país.

O Banco Central projeta um cenário mais desafiador para 2025, com a expectativa de que o déficit possa aumentar, caso as medidas fiscais necessárias não sejam implementadas de forma eficiente.

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Economia

26 mar 2026

Milhões de brasileiros que receberam o abono salarial do PIS/Pasep ao longo de 2025 devem redobrar a atenção ao preencher

Política

25 mar 2026

Projeto aprovado em primeira votação também contempla programas sociais, saúde e novas datas comemorativas no município A Câmara Municipal de

Economia

20 mar 2026

As regras e orientações para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física

Política

17 mar 2026

Sessão também avançou com proposta sobre musicoterapia, meio ambiente e atualização do plano de resíduos sólidos do município Os vereadores

Economia

15 mar 2026

Os brasileiros que passaram a viver no exterior continuam sujeitos a obrigações junto à Receita Federal relacionadas ao Imposto de

Política

13 mar 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após

Anunciar ou recomendar matéria