Mirela Visnadi

FAM fundará clínica multidisciplinar na área de Saúde, afirma o diretor geral Gustavo Azzolini

Ao JA, empresário fala sobre os altos índices da instituição e suas responsabilidades sociais

Gustavo Azzolini é Diretor Geral da FAM – Faculdade de Americana e trabalha nela há mais de vinte anos. Conhece a rotina do estabelecimento de perto, tendo atuado ativamente em seus mais diversos setores. Ao JA, Gustavo conta os desafios e responsabilidades de comandar a instituição.

Você é de Jundiaí. Como foi a sua vinda para Americana?

Há 22 anos, minha família adquiriu uma empresa aqui na cidade de Americana do ramo de restaurante industrial. Nessa época, a FAM tinha três anos e estava em um processo de crescimento grande. Houve um convite por parte do meu sogro, Professor Florindo, para trabalhar junto a ele na faculdade. Passei por todos os departamentos, reestruturamos o marketing, secretaria e fui conhecendo a rotina da instituição. Hoje estou na FAM há mais de 20 anos. Em 2014, assumi a direção administrativa da universidade.

Como foi para você assumir como Diretor Geral em 2020?

Em 2020 tivemos a fatalidade do falecimento do meu sogro. Foi a primeira morte de Covid na nossa região, logo no início da pandemia. Com o falecimento, eu assumi a direção geral da instituição. Nós sempre tivemos um planejamento em questão de sucessão. Ela aconteceria em algum momento e fui treinado ao longo dos anos para isso, mas não se esperava que fosse algo tão rápido, por conta da pandemia. Nós conseguimos manter o ritmo de crescimento dos anos que antecederam a pandemia, sempre com um crescimento superior a 10, 15% por ano, tanto em questão de curso, quadro de funcionários e número de alunos.

Você acredita que a pandemia influenciou na expansão do ensino à distância?

No meio do ano a FAM foi recredenciada no ensino presencial, onde recebemos nota 4,25. O forte da FAM é o ensino presencial. 90% do nosso alunado é presencial. Com essa nota que alcançamos no recredenciamento, nos mantivemos entre as melhores instituições do estado de São Paulo. No segundo semestre, recebemos também o recredenciamento no EAD, com nota superior a 4. Está prevista para 2025 a chegada de mais 20 cursos na modalidade EAD. Mais da metade dos alunos no Brasil cursam instituições EAD. O nosso caso é uma situação atípica, já que temos 90% do alunado em ensino presencial. Isso é devido ao fato de que grande parte dos nossos cursos são na área da saúde, que demanda ensino presencial. Temos olhado com carinho para a questão do EAD, porque é uma realidade que se tornou mais real com a questão da pandemia, mas o nosso foco principal ainda é o ensino presencial.

Vocês têm metas em torno dessas avaliações que recebem?

O principal objetivo da instituição é oferecer um ensino de qualidade com responsabilidade social ao menor custo possível ao nosso aluno. Nosso ticket médio é acessível, mesmo entre os cursos presenciais. Nós já estamos nos preparando para o próximo recredenciamento daqui a quatro anos. Eles vão observar o que foi feito nos últimos quatro anos, então hoje nós já estamos nos preparando para as próximas avaliações. Nossa faculdade de Veterinária é uma das mais baratas do Brasil, com nota 4 no MEC. As avaliações passam por ciclos. Esse ano nós tivemos cursos que foram avaliados pelo Enade e que só serão novamente daqui a três anos. No curso de Direito tivemos a feliz notícia de um índice de aprovação da Ordem superior a 33% dos alunos. O índice que nós temos da OAB é um dos maiores do Estado. 

“Hoje 70% dos nossos alunos já saem empregados”

Neste ano a FAM conquistou pela décima pela décima vez o selo de Instituição de Educação Socialmente Responsável. Você acredita que as ações sociais que a FAM realiza são um diferencial da instituição?

Uma das características marcantes da FAM é assumir a responsabilidade social dela enquanto instituição educacional. Nós temos um hospital que atende tanto a faculdade de Medicina Veterinária, como também a população de Americana e toda a região. O hospital conta com cinco centros cirúrgicos de animais de pequeno porte, onde são realizados mais de cem atendimentos todo dia, entre consultas, clínicas e exames laboratoriais a um baixo custo. É um hospital aberto à comunidade. No caso dos outros cursos na área da Saúde, nós realizamos por mês mais de 10 mil atendimentos gratuitos para Americana e toda a região. Na cidade de Nova Odessa todas as crianças recebem acompanhamento nutricional há doze anos. Em Americana são mais de 15 mil crianças sendo atendidas gratuitamente. Temos alunos estagiando no Hospital Municipal, nas UBSs, nas UPAs, fora o atendimento que temos nas clínicas próprias. Temos uma clínica de psicologia com cerca de 1.200 atendimentos por mês de forma gratuita. Além de gerar esse atendimento à comunidade, isso nos propicia gerar aula prática aos nossos alunos. O ensino transpõe a sala de aula. Hoje 70% dos nossos alunos já saem empregados. Hoje nós temos aproximadamente em torno de 80, 85 contratos de parcerias com as prefeituras onde nós podemos fazer esse atendimento de forma gratuita e em contrapartida gerar aula prática para os nossos alunos.

E quais são os planos do futuro para a FAM?

Em 2024 a FAM completa 25 anos. Nós vamos inaugurar um novo prédio aqui no campus da FAM onde vamos instaurar uma clínica multidisciplinar da área da Saúde: Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia. Hoje  temos uma demanda de atendimento para a população vulnerável muito maior do que podemos atender. Por isso, vamos abrir uma clínica de baixo custo, fazendo atendimentos em diversas áreas, com consultas a um valor reduzido, no modelo do nosso Hospital Veterinário. A ideia é triplicar o número de atendimentos.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Entrevistas

29 set 2024

Inspirada pelo exemplo de solidariedade e dedicação ao próximo que vivenciou em sua família, a empresária Maria Fernanda Grecco Meneghel

Entrevistas, Política

27 ago 2024

Neste 27 de agosto Americana celebra seus 149 anos. No calendário de comemorações, o prefeito Chico Sardelli (PL) destaca a

Entrevistas, Política

28 jul 2024

A história do deputado Dirceu Dalben (Cidadania) está ligada à Região de Campinas, com início na mudança de Campinas para

Cultura, Entrevistas

30 jun 2024

Ao JA, Evandro Felix, secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara, revela como é estar à frente da pasta

Cultura, Entrevistas

2 jun 2024

De 7 a 16 de junho um dos mais importantes festivais, que celebra a cultura sertaneja do Brasil, acontece no

Entrevistas

31 mar 2024

Com uma trajetória de quatro anos e meio no mercado, a Dahruj Rent a Car se estabeleceu como uma referência