Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Americana começa projeto esportivo de atletismo com estudantes entre 11 e 14 anos

A Secretaria de Educação de Americana iniciou o projeto 100 metros na Educação, que pretende popularizar a prática do atletismo entre os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Ao todo, são 120 vagas para estudantes com idades entre 11 a 14 anos. As atividades ocorrem semanalmente em três escolas: EMEFs Florestan Fernandes e Paulo Freire e Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Prof. Milton Santos.

“O esporte transforma vidas ao transmitir conceitos essenciais para o bom relacionamento em sociedade, como o companheirismo, o espírito esportivo, a união das equipes e a escolha por uma vida saudável. Sou um entusiasta do esporte como elo de transformação social e por isso tenho orgulho em apresentar essa iniciativa à Americana”, declarou o prefeito Chico Sardelli.

“Nossa gestão é amiga do esporte. E nada melhor que incentivar essa prática nas escolas, logo cedo. Esses alunos vão crescer com saúde e com certeza terão um futuro melhor”, destacou o vice Odir Demarchi.

O atletismo foi a modalidade esportiva escolhida por envolver habilidades motoras essenciais como correr, saltar, marchar, lançar e arremessar. “Estas habilidades são a base para o desenvolvimento dos diferentes esportes e movimentos que serão utilizados por toda a vida”, explicou o responsável pelo projeto, Prof. João Simões.

O projeto dará destaque à corrida de 100 metros e à corrida de rua e pretende ser um facilitador da melhoria da qualidade de vida dos estudantes e de sua família. “O objetivo do projeto é promover, entre os alunos, diferentes vivências no campo do atletismo, criando assim o hábito da prática do exercício físico dos mesmos e de seus familiares, levando essa prática para a vida toda”, explicou o professor.

O 100 metros na Educação será realizado uma vez por semana, fora do horário de aula, com uma hora de prática dentro e no entorno da escola, quando necessário. As quadras das escolas serão utilizadas nos treinos, com vivências práticas das corridas de velocidade e de resistência.

Cada unidade terá turmas de 40 alunos, sendo 20 vagas feminino e 20 masculino. Os alunos interessados devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada nas secretarias das escolas e entregá-la assinada pelos pais ou responsáveis. Há lista de espera e vagas em aberto apenas no CIEP da Praia Azul.

“Iniciamos este projeto piloto com a participação do professor de Educação Física João Simões com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre os benefícios da atividade física, que comprovadamente melhora a qualidade de vida dos praticantes e traz conceitos essenciais à convivência em sociedade, como a cooperação, o espírito esportivo e a disciplina”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Esportes

11 jun 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste lançou oficialmente nesta segunda-feira (10) o projeto “Futebol – Extensão Escola”, realizado no Município

Esportes

5 jun 2024

O Guinness World Records atestou nesta terça-feira, 4 de junho, que Hugo Farias, brasileiro de 44 anos, é o homem

Esportes

28 maio 2024

Nesta terça-feira (28), faleceu aos 59 anos Aparecido Ferrari, conhecido como Peixe-Gato, mordomo e roupeiro do clube Rio Branco e

Esportes

24 maio 2024

O Velódromo Municipal de Americana “Miguel Stoco”, localizado no Conjunto Poliesportivo Ayrton Senna, sedia neste sábado (25) o Campeonato Interestadual

Esportes

17 maio 2024

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta quinta-feira (16) que o atual secretário adjunto de Governo, Pedro Peol, assume a Secretaria

Esportes

16 maio 2024

O renomado narrador esportivo Silvio Luiz faleceu nesta quinta-feira (16), aos 89 anos. Silvio estava internado desde a quarta-feira (8)