Redação Jornal Americanense

Americana começa projeto esportivo de atletismo com estudantes entre 11 e 14 anos

A Secretaria de Educação de Americana iniciou o projeto 100 metros na Educação, que pretende popularizar a prática do atletismo entre os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Ao todo, são 120 vagas para estudantes com idades entre 11 a 14 anos. As atividades ocorrem semanalmente em três escolas: EMEFs Florestan Fernandes e Paulo Freire e Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Prof. Milton Santos.

“O esporte transforma vidas ao transmitir conceitos essenciais para o bom relacionamento em sociedade, como o companheirismo, o espírito esportivo, a união das equipes e a escolha por uma vida saudável. Sou um entusiasta do esporte como elo de transformação social e por isso tenho orgulho em apresentar essa iniciativa à Americana”, declarou o prefeito Chico Sardelli.

“Nossa gestão é amiga do esporte. E nada melhor que incentivar essa prática nas escolas, logo cedo. Esses alunos vão crescer com saúde e com certeza terão um futuro melhor”, destacou o vice Odir Demarchi.

O atletismo foi a modalidade esportiva escolhida por envolver habilidades motoras essenciais como correr, saltar, marchar, lançar e arremessar. “Estas habilidades são a base para o desenvolvimento dos diferentes esportes e movimentos que serão utilizados por toda a vida”, explicou o responsável pelo projeto, Prof. João Simões.

O projeto dará destaque à corrida de 100 metros e à corrida de rua e pretende ser um facilitador da melhoria da qualidade de vida dos estudantes e de sua família. “O objetivo do projeto é promover, entre os alunos, diferentes vivências no campo do atletismo, criando assim o hábito da prática do exercício físico dos mesmos e de seus familiares, levando essa prática para a vida toda”, explicou o professor.

O 100 metros na Educação será realizado uma vez por semana, fora do horário de aula, com uma hora de prática dentro e no entorno da escola, quando necessário. As quadras das escolas serão utilizadas nos treinos, com vivências práticas das corridas de velocidade e de resistência.

Cada unidade terá turmas de 40 alunos, sendo 20 vagas feminino e 20 masculino. Os alunos interessados devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada nas secretarias das escolas e entregá-la assinada pelos pais ou responsáveis. Há lista de espera e vagas em aberto apenas no CIEP da Praia Azul.

“Iniciamos este projeto piloto com a participação do professor de Educação Física João Simões com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre os benefícios da atividade física, que comprovadamente melhora a qualidade de vida dos praticantes e traz conceitos essenciais à convivência em sociedade, como a cooperação, o espírito esportivo e a disciplina”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Esportes

23 jul 2024

Mais de 2.200 pessoas acordaram cedo no último domingo (21) para participar da “Corrida e Caminhada Suzano Faz Bem”, em

Esportes

23 jul 2024

A Escola de Goleiros Camisa 1 recebeu na tarde desta segunda-feira (22) o ex-goleiro Aranha para um bate-papo com os

Esportes

12 jul 2024

Neste domingo (14) a final da Copa América 2024 será conduzida pelo árbitro barbarense Raphael Claus. A partida entre Argentina

Esportes

26 jun 2024

O americanense Estevam Mancini, treinador da equipe de ciclismo da Secretaria de Esportes de Americana, comandou os atletas da seleção

Esportes

12 jun 2024

Na manhã desta quarta-feira, o Instituto Pernas da Alegria, representado por Lilica Amancio, em parceria com o Instituto Esportivo Social,

Esportes

11 jun 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste lançou oficialmente nesta segunda-feira (10) o projeto “Futebol – Extensão Escola”, realizado no Município